• Início
  • Notícias
  • Sessão na Assembleia vai comemorar o sucesso do Prêmio ODM Brasil

Notícias

Sessão na Assembleia vai comemorar o sucesso do Prêmio ODM Brasil

Publicada em 20/10/2009 às 07h

Sessão na Assembleia vai comemorar o sucesso do Prêmio ODM Brasil

O Movimento Nós Podemos Paraíba, através do Instituto UniGente, está convidando empresas parceiras, sociedade civil organizada e o setor público para comemorar o sucesso do Prêmio ODM Brasil, que teve sua terceira edição lançada em agosto, em uma sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Proposta pelo deputado estadual Rodrigo Soares, a sessão será realizada nesta quarta-feira, às 10h, no Plenário Deputado José Mariz, da Assembleia, localizada na Praça João Pessoa s/n, no Centro da Capital.

Iniciativa do governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o prêmio visa incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Prêmio conta ainda com a parceria do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobras.

Nesta 3ª edição, foram realizados seminários em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal com o objetivo de mobilizar a sociedade. Participaram desse processo cerca de nove mil pessoas em todo o País.

SELEÇÃO E JULGAMENTO

Até fevereiro do ano que vem, os 1.477 projetos inscritos serão ratificados e pré-selecionados por Comitê Técnico. Os semifinalistas receberão visitas de avaliadores. A práticas serão julgadas de acordo com os seguintes critérios:

- Contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM);

- Impacto no público atendido;

- Participação da comunidade;

- Existência de parcerias;

- Potencial de replicabilidade;

- Complementaridade e integração com outras políticas.

A seleção de projetos será feita até fevereiro de 2010. Após a ratificação das inscrições, a primeira etapa é a pré-seleção, que será feita por um Comitê Técnico qualificado. As práticas que mais se adequarem aos objetivos da premiação passarão à etapa seguinte.

O Comitê Técnico selecionará os semifinalistas, que serão visitados por avaliadores ligados ao Prêmio ODM Brasil 3.ª Edição. O conjunto das informações contidas no formulário de inscrição, no questionário de perguntas adicionais e no relatório de visita de campo será entregue ao Júri. É o Júri que decide os premiados.

PREMIAÇÃO

Serão premiadas, no máximo, 20 práticas relacionadas com qualquer um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Prevista para abril, os prêmios são simbólicos, enfatizando o reconhecimento público e a divulgação do projeto social premiado.

A solenidade de entrega do Prêmio é realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo Presidente da República. As práticas receberão certificados que comprovam sua contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

EDIÇÕES ANTERIORES

Houve duas edições anteriores do Prêmio ODM Brasil. A primeira, realizada em dezembro de 2005, com 920 projetos inscritos, dos quais 27 foram premiados. Entre eles, o projeto da entidade Mulheres de Pombal, desenvolvido pela prefeitura do município paraibano.

Na segunda edição, em 2007, o número de inscritos passou para 1.062, sendo premiadas 12 organizações, entre empresas privadas e instituições do terceiro setor, e 8 prefeituras, dos Estados de São Paulo, Ceará, Pará, Minas Gerais e Paraná.