A Unimed João Pessoa ampliou os serviços de atendimento domiciliar. A expansão - que tem como finalidade agilizar e melhorar ainda mais a assistência aos 315 pacientes cadastrados no serviço - foi realizada tanto no espaço físico quanto no atendimento e logística do SAD.
Na estrutura física, foram construídos espaços para o atendimento aos cuidadores, com salas específicas para assistência social e enfermagem, e salas para apoio da equipe multidisciplinar e da equipe médica. Tudo no mesmo local: avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 401, Torre, quase em frente à Sede da Unimed JP.
O horário de atendimento também foi ampliado. Agora, os clientes podem contar com os serviços domiciliares aos sábados, das 8h às 13h, além da assistência já prestada de segunda a sexta-feira.
Além disso, os clientes passam a contar ainda com uma Oficina Terapêutica para Cuidadores. Realizada quinzenalmente às quintas-feiras, das 8h às 12h, a atividade tem como principal objetivo ajudar os cuidadores a lidar com o desgaste provocado pela mudança brusca da rotina e a responsabilidade da assistência ao ente querido.
Outra melhoria no Serviço de Atendimento Domiciliar diz respeito à equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos. Além da contratação de novos profissionais, o trabalho da equipe foi fortalecido com a adoção de aparelhos celulares para cada equipe, que agilizou o atendimento com os pacientes e entre os profissionais do SAD.
A ampliação dos serviços do SAD é uma das prioridades da atual gestão da Cooperativa. Segundo o secretário de Promoção da Saúde e do SAD, Genival Ferreira de Lima, as ações comprovam o respeito e a responsabilidade da Unimed JP em atender bem todos os clientes assistidos. “É só através do amor, do respeito e da dignidade na assistência que poderemos aliviar a dor dessas famílias e de seus entes queridos”, ressaltou Genival Ferreira.
Ainda segundo Genival Ferreira, a melhoria nos serviços domiciliares vem cobrir algumas lacunas estruturais. Entre elas, a regulamentação do SAD, que a partir de agora conta com uma legislação específica.
CONHEÇA O SAD
Implantado em junho de 2009, o SAD oferece uma assistência diferenciada aos pacientes portadores de doenças crônicas, com incapacidade temporária ou definitiva, sem que eles precisem ficar internados em hospital, distantes da família.
O atendimento é prestado por uma equipe multidisciplinar que atua nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora. A equipe realiza procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em domicílio, desde o momento em que são inseridos no programa até a cura ou controle da doença.
São atendidas pessoas com dificuldade de locomoção - por deficiência física ou cerebral -, devido a enfermidades crônicas e degenerativas, como tumores em fase avançada, mal de Alzheimer, acidentes vasculares, traumatismos, diabetes, insuficiência respiratória e doenças cardíacas compensadas. Pelo menos, 90% têm mais de 60 anos.
A equipe do SAD é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. O apoio operacional é feito por dois carros próprios.