“Se não for agora, será quando?”. A pergunta está sendo respondida com ações efetivas por cerca de 600 pessoas, entre prefeitos, vereadores, empresários e sociedade civil organizada da Paraíba, que estão participando do Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil, no Centro de Convenções Cidade Viva, no Bessa, em João Pessoa. O evento, que tem como finalidade auxiliar os municípios do Estado na elaboração de políticas públicas que ajudem a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), teve início às 10h, com o lançamento da terceira edição do Prêmio ODM Brasil, criado em 2004 para incentivar e reconhecer projetos socioambientais realizados pelo País.
Compuseram a mesa de abertura o secretário Nacional de Estudos e Pesquisas de Políticas Institucionais da Secretaria Nacional da Presidência da República, Wagner Caetano; o presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente e secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, Aucélio Melo de Gusmão, representando o secretário Executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo Loures; a secretária Executiva da Saúde do Estado, Lourdinha Aragão; a diretora-presidente do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Elan Ferreira; o representante do Banco do Brasil, Francisco Alves; o representante da Petrobras, Lúcio Flávio Rodrigues; o superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael; a Oficial do Programa de Voluntariado da Organização das Nações Unidas (ONU), Anika Gärtner; o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Rubens Costa; a promotora de Educação da Paraíba, Vasticlea Marinho; o representante da Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Rodrigues Soares; e o subsecretário de Planejamento de João Pessoa, João Agripino.
Após a abertura, Wagner Caetano ministrou uma oficina sobre o Prêmio ODM Brasil e explicou aos participantes os requisitos necessários para participar da iniciativa. A atividade contou com a participação da prefeita de Pombal, Pollyanna Feitosa. Ela, que ajudou a elaborar um dos projetos vencedores da primeira edição do ODM Brasil, em 2005, detalhou o passo a passo de sua implementação no município e os resultados alcançados. “Nós conseguimos melhorar a qualidade de vida da população e diminuímos o número de pessoas que precisavam fazer uso do cartão Bolsa Família. Mas, o mais importante de tudo, foi ter conseguido aflorar em todos o sentimento de amor ao próximo”, resumiu.
A programação da tarde será iniciada em instantes, após o almoço que está sendo servido no local, com a oficina de municipalização para orientar os gestores municipais a elaborar projetos focados nos indicadores dos ODM. Ela será ministrada pelo representante da ONG Agenda Pública de São Paulo, Sérgio Andrade. Na sequência, o representante do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sesi-PR), Dorgival Lima, ministrará a oficina de mobilização. A programação será encerrada com a reunião de fortalecimento do Núcleo Estadual para disseminação dos ODM.
INICIATIVA POSITIVA
“É um prazer estar aqui na Paraíba em um dia tão importante para o Brasil. Agora, estamos dando o segundo passo pelo bem do País, e no caminho certo”, comentou Anika Gärtner, durante a abertura do evento. O primeiro passo, segundo ela, foi dado no dia 31 de julho, com a criação do Nós Podemos Paraíba.
Para Aucélio Melo de Gusmão, que também é secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, a iniciativa comprova a preocupação dos gestores em proporcionar ao povo paraibano uma qualidade de vida melhor. “Hoje, todos nós estamos abdicando um pouco do ter pelo bem do ser humano”, atestou, antes de ser complementado por Wagner Caetano: “mas, para conseguirmos cumprir as metas estabelecidas pela ONU, precisamos nos unir em prol desse objetivo”.
O Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil está sendo organizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 20 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação do Estado.
DEPOIMENTOS
Confira, abaixo, o que cada componente da mesa falou sobre a iniciativa:
- Vasticlea Marinho, promotora de Educação da Paraíba: “O Ministério Público se sente honrado em participar dessa causa tão grandiosa. Nós estamos engajados completamente no cumprimento desses objetivos, que tornarão a vida dos paraibanos muito mais saudável”.
- Rodrigo Soares, deputado estadual: “Nós, parlamentares de todo o Brasil, temos a nossa parcela de responsabilidade no cumprimento dos ODM. Por isso, estou aqui para dizer que podem contar conosco”.
- Rubens Costa, presidente da Famup: “Nós estamos de mãos dadas, e vamos, sim ajudar a Paraíba a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU.
- Júlio Rafael, superintendente do Sebrae-PB: “Nesse evento, a Paraíba está se comprometendo a fazer um mundo em que o desenvolvimento seja partilhado de forma mais igualitária”.
- João Agripino, representante da Prefeitura de João Pessoa: “Defino esta iniciativa em apenas algumas palavras: desenvolvimento sustentável com inclusão social”.
- Lúcio Flávio Rodrigues, representante da Petrobras: “Se nosso País tem muitos desafios pela frente, não vão faltar força e disposição para enfrentar cada um deles”.
- Francisco Alves, representante do Banco do Brasil: “A iniciativa representa uma semente na nossa busca incessante pela melhoria de vida do País”.
- Elan Ferreira, superintendente da CEF: “Nesse mundo de tantas desigualdades, estou aqui para unir forças e assumir o compromisso de ajudar o Brasil a avançar”.
- Nika Gärtner, oficial da ONU: “Estamos no caminho certo. Somente juntos, com parceiros fortes e engajados, é que podemos avançar”.
- Beatriz Ribeiro, diretora-presidente do Sistema Correio de Comunicação: “Gostaria de firmar o nosso compromisso nessa causa tão nobre, que visa tornar a Paraíba um lugar melhor”.
- Aucélio Gusmão, secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba e presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente: “Tenho certeza que, juntos, conseguiremos alcançar essas metas e, mais do que isso, conseguiremos transformar o Estado”.
- Lourdinha Aragão, representante do Governo da Paraíba: “Construir uma sociedade mais justa não é fácil, mas, com a nossa união, conseguiremos tornar a vida dos paraibanos muito mais agradável”.
- Wagner Caetano, representante da Presidência da República: “Esse projeto mexe com cada um de nós. Ou nos damos conta de resolver os problemas, ou correremos o risco de não termos vida humana no nosso planeta”.