Representantes da sociedade civil organizada, empresários, autoridades jurídicas e políticas de todo o Estado estarão reunidos em João Pessoa, nesta quinta-feira (22), para participar do seminário estadual de lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil.O evento será realizado das 8h às 14h30, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
O seminário contará com a participação do secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Mauros; do embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Jorge Chediek; da representante residente adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Maristela Marques Baioni; entre outras autoridades.
Durante o evento, serão apresentadas as categorias e o regulamento para participação no prêmio, criado para estimular práticas que contribuam para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). As inscrições são gratuitas e terminam no dia 31 de outubro. A programação do seminário - que terá transmissão em tempo real pelo portal do Movimento Nós Podemos Paraíba - inclui ainda a assinatura do Memorando de Entendimento do Pnud pelo governo da Paraíba, além da apresentação da estrutura e estratégias do Movimento Nós Podemos Paraíba e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
O seminário está sendo realizado pelo governo federal, Pnud, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 70 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação no Estado, a exemplo da Unimed JP e do Instituto UniGente.
PROGRAMAÇÃO
Na abertura do seminário, o embaixador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, e a representante do Pnud, Maristela Baioni, receberão a Medalha Cidade de João Pessoa, concedida pela Câmara Municipal de João Pessoa. Além desta homenagem, os representantes da ONU receberam da Unimed JP, na quarta-feira (21), na Gracejos Recepções, na Torre, uma comenda em reconhecimento ao trabalho social realizado.
No evento, também serão entregues os prêmios aos vencedores das quatro categorias do 2º Paraíba Abraça ODM: Instituto Alpargatas (categoria Empresa), Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS (Categoria Organização Não-Governamental), Prefeitura Municipal de Pombal (Categoria Entidade Pública) e a jornalista Henriqueta Santiago (Categoria Voluntário). Versão estadual do Prêmio ODM Brasil, ele tem como finalidade incentivar e reconhecer iniciativas realizadas na Paraíba por quem contribui para a transformação positiva da sociedade, tomando como diretriz os ODM.
Confira, abaixo, a programação detalhada do evento:
8h: Credenciamento;
9h: Abertura Oficial - entrega da medalha Cidade João Pessoa ao embaixador da ONU no Brasil, Jorge Chediek, e para a representante residente adjunta do Pnud no Brasil, Maristela Baioni;
- Assinatura do Memorando de Entendimento do Pnud com o governo da Paraíba;
10h: Cerimônia de entrega do 2º Prêmio Paraíba Abraça ODM;
10h15: Apresentação do 4º Prêmio ODM Brasil – Secretaria-Geral da Presidência da República;
11h30: Intervalo - Brunch;
12h30: Apresentação da estrutura e estratégias do Movimento Nós Podemos Paraíba;
13h30: Apresentação das estratégias de mobilização – Movimento pela Cidadania e Solidariedade;
14h30: Encerramento.
NÓS PODEMOS PARAÍBA
O Movimento Nós Podemos Paraíba, lançado no dia 31 de julho de 2009, foi inspirado no Movimento Nós Podemos Paraná. O primeiro passo para sua criação foi dado pelo Instituto UniGente, em 2007, com a realização do Prêmio Paraíba Abraça ODM, que reconheceu práticas destinadas ao desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em todo o Estado.
Utilizando-se de ferramentas de vanguarda, muita parceria e mobilização, o Movimento, que hoje conta com mais de 70 adesões, tem articulado e promovido em todo o Estado a temática dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fomentando uma rede comprometida com o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.
OITO JEITOS DE MUDAR O MUNDO
Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecidos como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são metas socioeconômicas estipuladas em 2000, durante uma reunião entre 191 países membros da ONU, e que devem ser alcançadas até 2015. Veja, abaixo, cada uma delas:
1º - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2º - Atingir o ensino básico universal
3º - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4º - Reduzir a mortalidade infantil
5º - Melhorar a saúde materna
6º - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7º - Garantir a sustentabilidade ambiental
8º - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento