• Início
  • Notícias
  • Seminário inicia elaboração de estratégias para o cumprimento dos ODM

Notícias

Seminário inicia elaboração de estratégias para o cumprimento dos ODM

Publicada em 31/08/2009 às 14h37

Evento reuniu instituições integrantes do Movimento Nós Podemos Paraíba Evento reuniu instituições integrantes do Movimento Nós Podemos Paraíba

O desenvolvimento das ações de trabalho do Nós Podemos Paraíba foi o tema do 1º Seminário de Planejamento Estratégico realizado pelo Movimento, nesta segunda-feira (31), na Sala de Eventos do Hospital Unimed JP. Durante o evento, os participantes puderam conhecer o método da “Investigação Apreciativa”, expressa através da palestra proferida pela Consultora da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Inalda Barros Béder.

Articulado pelo secretário-geral do Nós Podemos Paraíba, Aucélio Melo de Gusmão e pela coordenadora do Movimento, Núbia Gonçalves, o Seminário trouxe discussões em torno das estratégias organizacionais que servirão para a divulgação, disseminação e monitoração de projetos sociais em todo o Estado da Paraíba, com referência aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Também foi estabelecido o alinhamento dos trabalhos dos integrantes do Movimento em torno de um planejamento estratégico comum, que contribuirá para a formação e desenvolvimento da inteligência compartilhada para agregar valores à iniciativa.

De acordo com Núbia Gonçalves, a proposta do Seminário teve o objetivo de reunir os representantes da Secretaria Executiva Estadual do Movimento para dialogar, descobrir competências e preparar uma série de propostas para um planejamento que irá contribuir com as conquistas das Metas do Milênio no Estado.

“O propósito foi de usar o conhecimento e experiências dos líderes para ajudar na formulação de um plano estratégico para o desenvolvimento das atividades da Secretaria, utilizando a “Investigação Apreciativa”, uma metodologia inovadora que está sendo utilizada nas mais diversas áreas como uma ferramenta de transformação”, explicou.

O próximo passo será a apresentação das metas de conquista dos Oito Objetivos do Milênio na Paraíba, durante o Seminário Nacional que será promovido pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, no próximo dia 8 de setembro, em São Paulo.

INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA

Durante a explanação da Consultora da FIEP do Paraná, Inalda Barros Béder, foram traçadas metas específicas, através do método da “Investigação Apreciativa”, que ajudarão no alcance dos Oito Objetivos do Milênio em todos os 223 municípios da Paraíba.

“A Investigação apreciativa é uma busca do que há de melhor nas pessoas, envolvendo a descoberta daquilo que anima uma organização, tornando-a mais eficiente. O método consiste em fazer perguntas positivas que fortaleçam a capacidade do sistema para assimilar, prever e ressaltar o potencial positivo”, explicou a consultora Inalda Barros.

Durante a apresentação, Inalda também falou dos 4 D´s que compõem o método: Discovery (Descoberta), Dream (Sonho), Design (Projeto) e Destiny (Destino). Através deles consegue-se descobrir, sonhar e projetar soluções vendo cada problema como desafio a ser encarado para a conquista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Após as explicações os participantes foram envolvidos em várias oficinas que facilitaram a aplicação do método. A primeira delas foi a “Entrevista Apreciativa”, que tem a finalidade de descobrir o que dá vida a uma organização quando estão em seus melhores momentos. A equipe foi dividida em duplas para que assim pudessem entrevistar uns aos outros colocando em prática o primeiro D (Discovery). Em seguida, as duplas reuniram-se em 3 equipes que passaram a desenvolver as outras atividades de maneira dinâmica e permitindo que todos compartilhassem suas histórias.

“O método da IA funciona porque emerge o melhor das pessoas, gera cooperação e inovação, cria relacionamentos e ensinam o ser humano a sonhar e compartilhar seus sonhos” declarou Inalda Barros.

INSTITUIÇÕES PRESENTES

Participaram do evento representantes da Federação das Associações de Municípios (Famup); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Fundação José Américo; Conselho Regional de Economia da Paraíba (CRE-PB); Serviço Social da Indústria (SESI), Associação Médica da Paraíba (AMPB); Prefeitura de Massaranduba; ONG Bemfam; Faculdade Maurício de Nassau; entre outras instituições.