• Início
  • Notícias
  • Seminário ganha repercussão nacional após realização em João Pessoa

Notícias

Seminário ganha repercussão nacional após realização em João Pessoa

Publicada em 29/08/2009 às 08h37

O prêmio ODM Brasil tem como objetivo incentivar ações sociais em todo o País O prêmio ODM Brasil tem como objetivo incentivar ações sociais em todo o País

Reunindo cerca de 600 pessoas, entre prefeitos, vereadores, empresários e sociedade civil organizada da Paraíba, o Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil, realizado na Capital na última sexta (21), ganhou repercussão nacional com a cobertura jornalística dos sites do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), do Nós Podemos Paraná, do Portal ODM e da Unimed Brasil.

Nesses endereços, foram publicadas reportagens enfatizando a importância do Seminário para a melhoria da qualidade de vida da população carente do Estado, e para o cumprimento dos Objetivos de do Milênio, metas estipuladas pela ONU que devem ser atingidas até 2015. As páginas na internet também possibilitaram a todos assistir à programação completa em tempo real. Das 10h às 17h, foram contabilizados mais de 900 acessos.

O Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil, que contou com a participação especial do Coral Jovem UniGente, foi organizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 20 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação no Estado.

PROGRAMAÇÃO

O Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil foi iniciado às 10h, com o lançamento, na Capital, da terceira edição do Prêmio ODM Brasil, cuja finalidade é incentivar e disseminar as melhores práticas que visam atingir os Objetivos do Milênio.

Em seguida, foram realizadas três oficinas. Na primeira, Wagner Caetano explicou os requisitos necessários para participar do Prêmio ODM Brasil. Depois, o representante da ONG Agenda Pública de São Paulo, Sérgio Andrade, orientou os gestores municipais a elaborar projetos focados nos indicadores dos ODM. A terceira oficina, de mobilização, foi ministrada pelo representante do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sesi-PR), Dorgival Lima. A programação foi encerrada com a reunião de fortalecimento do Núcleo Estadual para disseminação dos ODM.

MESA DE ABERTURA

Compuseram a mesa de abertura o secretário Nacional de Estudos e Pesquisas de Políticas Institucionais da Secretaria Nacional da Presidência da República, Wagner Caetano; o presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente e secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, Aucélio Melo de Gusmão, representando o secretário Executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo Loures; a secretária Executiva da Saúde do Estado, Lourdinha Aragão, representando o governador José Maranhão; a diretora-presidente do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Elan Ferreira; o representante do Banco do Brasil, Francisco Alves; o representante da Petrobras, Lúcio Flávio Rodrigues; o superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael; a Oficial do Programa de Voluntariado da Organização das Nações Unidas (ONU), Anika Gärtner; o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Rubens Costa; a promotora de Educação da Paraíba, Vasticlea Marinho; o deputado estadual Rodrigues Soares; e o subsecretário de Planejamento de João Pessoa, João Agripino, representando o prefeito Ricardo Coutinho.