• Início
  • Notícias
  • Seminário Estadual dos Objetivos do Milênio é aberto em João Pessoa

Notícias

Seminário Estadual dos Objetivos do Milênio é aberto em João Pessoa

Publicada em 06/05/2010 às 10h50

Abertura do evento reuniu iniciativas públicas e privadas da Paraíba Abertura do evento reuniu iniciativas públicas e privadas da Paraíba

Cerca de 300 pessoas, entre representantes de iniciativas públicas e privadas e sociedade civil organizada, estão participando do Seminário Estadual dos ODM na Paraíba, no auditório do Sesi-PB, no Centro. O evento, que tem como finalidade discutir as ações sociais realizadas nos 223 municípios do Estado, como forma de ajudar a Paraíba a alcançar os ODM, foi iniciado às 10h desta quinta-feira.

Compuseram a mesa o secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano; a coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud/Onu), Maria Celina Arraes; a representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Renata Querubim; a coordenadora do Instituto Unigente e do Movimento Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves, representando o presidente da Unimed JP e do UniGente e secretário-executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, Aucélio Melo de Gusmão; o superintendente do Banco do Brasil, Carlos Alberto Ramos Silva; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Irenaldo Quintans; o secretário-chefe da Casa Civil do Governo da Paraíba, Marcelo Weick; o deputado estadual Rodrigo Soares; o reitor do Centro Universitário de João Pessoa, Unipê, José Loureiro Lopes; o representante da Procuradoria-Geral de Justiça da Paraíba, Glauberto Bezerra; e a representante da Caixa Econômica Federal, Cristiane Medeiros.

Após a abertura, que contou com a participação especial do Coral Jovem UniGente, foi realizada uma sessão especial para a entrega do Título de Cidadão Paraibano a Wagner Caetano, como forma de reconhecimento por suas ações sociais desenvolvidas nos municípios do Estado, sob a coordenação do Movimento Nós Podemos Paraíba.

“Cada vez que recebo uma homenagem dessa forma, eu fico muito feliz porque é uma comprovação de que, pelo menos uma pessoa, conseguiu enxergar alguma coisa positiva nas minhas ações”, comentou, ao receber a honraria das mãos de Núbia Gonçalves e Marcelo Weick.

Neste momento, os participantes estão acompanhando os índices do quatro Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM, que apresenta uma breve análise dos indicadores das Metas do Milênio em todos os estados brasileiros, incluindo a Paraíba. O documento é elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a ONU.

Durante a programação da manhã desta quinta, haverá, ainda, a apresentação das iniciativas do Ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. À tarde, haverá a reunião com o Núcleo Gestor do Movimento Nós Podemos Paraíba e o lançamento dos prêmios ODM-PB de Redação Estudantil e de Jornalismo e do site do Nós Podemos Paraíba (www.nospodemosparaiba.org.br)

INICIATIVA POSITIVA

“Para que esse movimento pelo alcance dos ODM cresça e se fortaleça, é primordial que todos participem e se envolvam, como acontece aqui na Paraíba. É nessa grande parceria que, de fato, nós vamos conseguir realizar nossas ações de verdade. Mais do que isso: é com a participação de todos que podemos mensurar se o nosso trabalho está no caminho certo”, enfatizou Wagner Caetano.

Para Núbia Gonçalves, a união de todos é fundamental, também, para a elaboração de metas e a realização de ações concretas. “Essa é a nossa grande proposta e, ao mesmo tempo, o nosso grande desafio, pois não é fácil reunir pessoas em torno de um bem comum, que beneficie todos, e sem receber nada em troca”, atestou, antes de ser complementada por Maria Celina Arraes, do Pnud: “faltam apenas 5 anos para o fim do prazo da conquista das metas da ONU. Muitos progressos foram feitos, mas ainda é preciso fazer muito mais e, para conseguir bons resultados, precisamos do apoio de todos”.

O Seminário Estadual dos ODM na Paraíba está sendo organizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 70 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação do Estado.

DEPOIMENTOS

Confira, abaixo, o que os componentes da mesa falaram sobre o evento:

- Glauberto Bezerra, representante da Procuradoria-Geral de Justiça da Paraíba: “Este instante tem um gostinho muito especial para mim, pois é um momento em que o Estado passa a ver, não só a violência urbana, mas, principalmente, a violência funcional da fome e da falta de escolas”.

- Irenaldo Quintans, vice-presidente da Fiep-PB: “Essa instituição, que é o Movimento Nós Podemos Paraíba, é uma iniciativa importante em busca da melhoria expressiva da situação social do Estado. Aliado a isso, esse evento tem o condão de modificar o destino de nossa sociedade, ainda tão castigada pelas desigualdades”.

- José Loureiro Lopes, reitor do Unipê: “Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade na luta pela melhoria de vida da população do Estado e é por isso que o Unipê está aqui. Chegou a hora, vamos agir, já”.

- Núbia Gonçalves, coordenadora do UniGente e do Nós Podemos Paraíba: “Estamos aqui para convidar todas as iniciativas do Estado a lutar, conosco, por uma causa justa que beneficie todas as pessoas carentes”.

- Renata Querubim, representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade: “O trabalho que está sendo desenvolvido visa a um mundo mais justo, próspero e sustentável. Portanto, levem isso como uma missão e continuem com esse engajamento, porque o Nós Podemos Paraíba está conseguindo mudar a imagem do Estado.

- Maria Celina Arraes, coordenadora do Pnud: “Já que estamos aqui com esse propósito social, venho chamar a atenção de todos para a melhoria dos índices de mortalidade

materno-infantil, um problema da Paraíba e de todos os estados brasileiros”.

- Marcelo Weick, secretário-chefe da Casa Civil do Governo da Paraíba, representando o governador José Targino Manhão: “Esse momento vem mostrar o quanto o engajamento é importante para o cumprimento dos ODM”.

- Wagner Caetano, representante da Presidência da República: “Esse evento deve mexer com cada um de nós, para que possamos nos dar as mãos e lutar, juntos, pela melhoria do país”.