O Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil, na Paraíba, que seria realizado na Capital no dia 23 deste mês, foi adiado para o dia 6 de maio. O local e o horário ainda não foram definidos.
O Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil está sendo organizado pelo governo federal, através da Secretaria-Geral da Presidência da República, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Aqui no Estado, a coordenação do seminário é do Movimento Nós Podemos Paraíba.
O evento contará com a participação de representantes de iniciativas públicas e privadas de todo o estado, além do secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano Alves de Oliveira.
Na ocasião, eles discutirão as ações sociais realizadas nos municípios e como essas atividades podem ajudar a Paraíba a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Durante a programação, também haverá o lançamento, na Paraíba, da 4ª edição do Prêmio ODM Brasil.
SAIBA MAIS
O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 pelo governo federal, Pnud e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Ele é dividido em duas categorias: governos municipais e organizações. Desde a criação, já foram lançadas três edições: em 2005, houve a inscrição de 920 projetos, com 27 premiados; em 2008 foram registradas 1.062 inscrições e houve 20 premiados. Nesta última edição, que teve mais de 1,4 mil inscrições, um projeto do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) do município de Teixeira, na Paraíba, recebeu a premiação na categoria “Organizações”.
SEMINÁRIO 2009
Em 2009, a Paraíba também sediou um dos Seminários Estaduais do 3º Prêmio ODM Brasil. O evento, realizado no dia 21 de agosto, em João Pessoa, contou com a participação de mais de 600 pessoas. Entre eles, prefeitos, empresários e representantes de instituições públicas e privadas e da sociedade civil organizada, além de Wagner Caetano e da representante oficial do programa de voluntários da ONU, Anika Gärtner.