O Projeto Mosaico, desenvolvido pelo Instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP UniGente, serviu de exemplo para todo o país pelos resultados alcançados na transformação de vidas de pessoas carentes. A iniciativa, que tem como finalidade a inclusão social de jovens em situação de risco, foi um dos exemplos de sucesso expostos durante o Seminário Nacional de Responsabilidade Social, realizado entre quarta e sexta-feira da semana passada (20 a 22), em Londrina, no Paraná.
A exposição, realizada no salão de eventos do Hotel Blue Tree Premium, teve como finalidade mostrar iniciativas de todo o Brasil que estão contribuindo para o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), metas sociais que devem ser atingidas até 2015. Ela introduziu o lançamento do Programa Unimed Abraça ODM, projeto do Sistema Unimed, que pretende elaborar estratégias para o cumprimento dessas metas, estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que conta com a adesão de 191 países, incluindo o Brasil.
“Disseminar os ODM, através de ações efetivas, tem sido uma das metas da Unimed JP e do UniGente, desde sua fundação, em 2005. Agora, com o Unimed Abraça ODM, essas iniciativas ficarão ainda mais fortes aqui no Estado e irão se difundir por todas as singulares das Unimeds”, atestou Núbia Gonçalves, supervisora do Instituto UniGente e uma das participantes do Seminário Nacional.
Para o presidente da Unimed JP, que também é diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, “o Programa Unimed Abraça ODM mostra o empenho de todo o sistema Unimed em ajudar o Brasil a mudar a realidade sócio-econômica”.
O Seminário Nacional de Responsabilidade Social é o maior da área no Sistema Unimed. Chegando à sua sétima edição, este ano o evento teve como tema central “Responsabilidade Social: Compromisso do Milênio”. Durante o evento foram discutidos os desafios enfrentados pela sociedade e empresas diante do desequilíbrio social, econômico e ambiental, permitindo aos participantes reflexões sobre a importância da Responsabilidade Social e como incorporar esta temática na gestão corporativa.
Em 2008, o Seminário Nacional de Responsabilidade Social foi realizado em João Pessoa, vindo pela primeira vez ao Nordeste. Durante três dias, mais de 600 pessoas - entre presidentes, diretores, gestores, cooperados, parceiros de Unimeds e representante da Presidência da República - participaram do evento, cuja estrutura e discussões viraram referência para as edições seguintes.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Em cinco anos de existência, o UniGente desenvolve 17 projetos e atividades com foco na ocupação e geração de renda, saúde e cidadania, educação e cultura, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.
Além disso, o instituto coordena, juntamente com a Unimed JP e algumas iniciativas do Estado, as ações do Movimento Nós Podemos Paraíba, que tem como finalidade incentivar, monitorar e executar, na Paraíba, empreendimentos voltados para a divulgação e promoção dos ODM. A iniciativa já conta com mais de 70 adesões.
Um dos projetos do UniGente de inclusão social e geração de renda é o Mosaico, que já existia antes mesmo do instituto ser fundado, mas que foi incorporado por ele. Jovens de comunidades carentes de João Pessoa aprenderam a arte milenar e, agora, funcionam como multiplicadores da técnica. Mas, o mais importante é que, em vez de passar o tempo livre nas ruas, onde ficariam expostos a vários perigos, eles aprenderam um ofício e ainda podem ganhar dinheiro. O futuro, antes incerto, começa a se desenhar com novas perspectivas.
OBJETIVOS DO MILÊNIO
As atividades desenvolvidas pelo instituto de responsabilidade social da Unimed JP são baseadas nos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. E, neste trabalho, onde o lema “um por todos e todos por um” vira prática, o instituto vai colocando em exercitando o seu principal objetivo: transformar vidas.
Confira, abaixo, quais são os oito Objetivos do Milênio, estipulados pela ONU:
- Erradicar a extrema pobreza e a fome
- Universalizar a educação básica de qualidade
- Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher
- Reduzir a mortalidade infantil
- Melhorar a saúde das gestantes
- Combater a aids, a malária e outras doenças
- Priorizar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente
- Estabelecer uma parceria mundial pelo desenvolvimento.