Será iniciada em instantes a programação do segundo dia do Simpósio sobre Transplante e Doação de Órgãos do Hospital Unimed JP, que está sendo realizado desde ontem, no Littoral Hotel, no Cabo Branco.
Neste segundo dia, serão discutidos os seguintes assuntos: e na Paraíba, questões éticas, critérios de exclusão de potenciais doadores, diagnóstico de morte encefálica, cuidados com o doador, aspectos psicológicos do paciente, transplante de coração, de fígado e de rim e anestesia nos transplantes.
O evento tem como público-alvo estudantes de Medicina e médicos cooperados da Unimed João Pessoa.
HOSPITAL UNIMED JP
O Hospital Unimed JP foi o primeiro do Estado a realizar transplante de coração e de fígado do Estado, este último o procedimento mais complexo ao qual um ser humano pode ser submetido. Os procedimentos, iniciados em 2004, foram seguidos pelos transplantes renais e conjugados (como é chamada a cirurgia simultânea de pâncreas e rim), no segundo semestre do ano passado.
Para a realização destes procedimentos de alta complexidade, que já somam 63 cirurgias, a instituição conta com equipamentos de ponta e infraestrutura especialmente preparada, como centro cirúrgico equipado com monitores que possibilitam a retirada e o transplante dos órgãos simultaneamente e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com leitos adultos e pediátricos, destinados exclusivamente para os clientes pós-tansplante. Todos regidos pelas normas do Sistema Nacional de Transplante (SNT).