• Início
  • Notícias
  • Segunda edição do Prêmio ODM Brasil é lançada em Brasília

Notícias

Segunda edição do Prêmio ODM Brasil é lançada em Brasília

Publicada em 29/08/2007 às 15h31

O governo federal, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade lançaram no final da manhã de hoje (29) a segunda edição do Prêmio ODM Brasil e do Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2007. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.

O instituto de responsabilidade social da Unimed JP, o UniGente, está concorrendo ao prêmio, que tem como finalidade estimular iniciativas de empresas, prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam para alcançar os oitos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). Já o relatório faz o acompanhamento das metas e a apresentação das principais iniciativas do governo federal para alcançar os objetivos.

Os ODMs foram estabelecidos durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos. Eles servem de parâmetro para que cada pessoa faça algo na sua comunidade, doando-se um pouco mais em um projeto de solidariedade para ajudar a transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de todos.

Os oito ODMs são erradicar a pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

O UniGente aderiu aos ODMs no seu Plano de Trabalho do período 2007-2008. O instituto trabalha para sensibilizar e divulgar as metas e indicadores através de suas iniciativas. Além disso, contribui diretamente para atingir os objetivos através de seus projetos de geração de emprego e renda, preservação ambiental, promoção da saúde, entre outros.