Publicada em 16/05/2005 às 11h57
Um dia divertido e bastante educativo. Esta é a avaliação dos jovens que participaram do 7º Encontro sobre Saúde Cliente Unimed, que discutiu a obesidade na adolescência. O evento, promovido pela Secretaria de Promoção da Saúde, foi realizado durante toda a manhã e tarde do último sábado, dia 14, no Auditório do Quarto Andar do Hospital Unimed JP. Na abertura, estiveram presentes o presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, a superintende Tânia Escorel e o Secretário de Promoção da Saúde, Garibaldi Muniz. Na ocasião, eles falaram da importância de discutir a obesidade e os problemas que ela acarreta enquanto criança e adolescente, para evitar que jovens se tornem adultos obesos.
Em seguida, o endocrinologista Renato Junger falou sobre a conseqüência da obesidade para a saúde. Em sua palestra, o endocrinologista enfatizou o tratamento da doença que, segundo ele, é baseado em apenas dois fatores: atividade física e controle da alimentação. "A obesidade é uma epidemia mundial que traz conseqüências para a saúde seja na infância ou na idade adulta. Por isso, é importante orientar o jovem para o controle e prevenção da obesidade e, assim, evitar problemas futuros, como diabetes, hipertensão arterial, problemas articulares, alterações do metabolismo das gorduras e da glicose", enfatizou o endocrinologista.
Após a palestra, os jovens foram divididos em grupos para participar de oficinas, que discutiam a auto-estima dos adolescentes. Logo em seguida, o educador físico, João Barsi, realizou uma atividade recreativa. Após o almoço, o Grupo de Teatro da Unimed JP encenou uma peça que tratava da discriminação do adolescente obeso.
Na avaliação de Letícia Ismael, de 13 anos, o Encontro proporcionou muitas informações sobre alimentação que ela não sabia. "Com o encontro, eu pude perceber alguns erros na minha alimentação e no meu estilo de vida", afirmou Letícia.
O Secretário de Promoção da Saúde, Garibaldi Muniz, achou o evento bastante proveitoso. "Os adolescentes demonstraram que assimilaram as informações passadas durante o sábado, no que diz respeito à mudança de atitude". Garibaldi informou que o próximo Encontro vai discutir a saúde da mulher.