Com a chegada do verão, a saúde da pele merece uma atenção redobrada. O sol em excesso pode causar sérios danos e alguns cuidados devem ser tomados. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) programou para o próximo sábado (5), a realização da 11ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele.
Esta edição terá cobertura simultânea em 23 estados, onde dermatologistas farão atendimentos gratuitos à população em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação.
A Seccional Paraíba da SBD programou ações para João Pessoa e Campina Grande. No dia da campanha, das 8h às 16h, dermatologistas farão exames e, caso seja diagnosticada a doença, a pessoa será encaminhada para tratamento. Tudo gratuitamente. Na Capital, o atendimento será no Hospital Napoleão Laureano; em Campina, no Hospital Universitário Alcides Carneiro, e no Posto de Saúde Francisco Pinto, localizado no Centro da Cidade.
A finalidade é alertar a população para os cuidados ao se expor ao sol. O câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito.
Nos postos de atendimento, estão previstas ainda atividades educativas, como aulas expositivas que trazem orientações sobre fotoproteção e dicas de como suspeitar do câncer da pele. Os demais endereços dos locais de atendimento poderão ser consultados através do site da SBD (www.sbd.org.br) - e também pelo número 0800-7013187.
CUIDADOS COM A PELE NO VERÃO
Para os brasileiros, pele bronzeada é sinônimo de beleza e saúde. No entanto, especialistas da SBD advertem: a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele.
No ano passado, do total de pessoas examinadas durante a campanha em todo o país, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos - considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade.