• Início
  • Notícias
  • Saúde preventiva possibilita economia e qualidade de vida da população

Notícias

Saúde preventiva possibilita economia e qualidade de vida da população

Publicada em 29/09/2010 às 07h

Promover a saúde é uma das melhores formas de se ter uma vida longa e produtiva. A comprovação disso é que no Canadá, país pioneiro nessa política, os homens vivem em média 78 anos e as mulheres, 83 anos.

No Brasil, a maior parte dos investimentos em saúde é aplicada em atendimento curativo e pouco é destinado à prevenção de doenças. Por isso, as filas dos hospitais estão cheias e se gasta tanto com remédios. Não à toa, a expectativa de vida masculina está em 68 anos e a feminina, em 75 anos.

Para ajudar os profissionais e estudantes da área de saúde a mudar essa realidade, o médico epidemiologista Hilário Freitas vai ministrar o Curso de Epidemiologia e Saúde Pública. As aulas serão realizadas durante 10 sábados, das 8h às 12h, a partir do próximo dia 9, na Fesp Faculdades (Manaíra Shopping).

Durante o curso, os participantes conhecerão conceitos e fundamentos da epidemiologia e teorias do processo saúde-enfermidade, entre outros. Além disso, serão abordadas a história do SUS, a constituição brasileira, seguridade social, princípios e normas das ações de saúde.

O Curso de Epidemiologia e Saúde Pública é voltado para profissionais de saúde, em especial médicos candidatos à residência, candidatos a concurso público em órgãos de saúde (em todos os níveis) e servidores de órgãos públicos que trabalham na área de saúde. Ele tem como objetivo contribuir para a formação dos profissionais de epidemiologia e discutir sobre a prática no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para participar, os interessados devem comparecer à Fesp e procurar Josélia Albuquerque, na secretaria, das 15h às 18h, de segunda a sexta-feira. As inscrições custam R$ 440 e podem ser pagas em três vezes e mais uma entrada. Para pagamentos à vista, o valor cai para R$ 400.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 8840-0112.

CURRÍCULO DO MÉDICO

o médico epidemiologista Hilário Freitas é professor Egresso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de pós-graduação em Saúde e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP) e da UFPB.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Confira, abaixo, os assuntos que serão discutidos durante o curso:

Módulo Epidemiologia

- Definições usuais em Epidemiologia;

- Determinantes do processo saúde/doença

- Teorias mais aceitas na compreensão do processo saúde-enfermidade

- História Natural das Doenças e Níveis da Prevenção de Leavel & Clark

- Conceito de Epidemia

- Epidemiologia Descritiva: estrutura das doenças em Epidemiologia; ambiente; agente etiológico; hospedeiro e variáveis relacionadas ao tempo e ao espaço; transição epidemiológica; atestado de óbito; acidentes e doenças relacionadas ao processo de trabalho; coeficientes e índices mais usados em Epidemiologia; doenças de Notificação Compulsória; Vigilância Epidemiológica; Epidemiologia das doenças transmissíveis; Principais fontes de dados em epidemiologia

- Principais Endemias e Epidemias brasileiras

- Epidemiologia Analítica: principais tipos de estudos epidemiológicos; estudos transversais, de prevalência, prospectivo e retrospectivo; a ideia do Risco em Epidemiologia; o Risco Relativo e Atribuível – RR e RA; sensibilidade e especificidade.

Módulo Sistema Único de Saúde (SUS)

- Historicidade do Sistema Nacional de Saúde do Brasil

- Constituição Brasileira de 1988 e o capítulo da Seguridade Social

- Leis Orgânicas da Saúde nº 8.080 e nº 8.142

- Princípios Doutrinários e Organizativos

- Normas Operacionais Básicas – 1991, 1993 e 1996

- Normas Operacionais das Ações de Saúde – 2001 e 2006

- Pacto pela Saúde

(Com informações do site do Serviço Social da Indústria)