Gripes e resfriados são a mesma coisa? Para muita gente, qualquer espirro já é sinônimo de gripe. Embora os sintomas sejam semelhantes, os da gripe são bem mais intensos. Há até uma regra prática para distinguir uma enfermidade da outra. Se a pessoa foi trabalhar apesar do nariz escorrendo, do peso na cabeça e da irritação na garganta, não está com gripe, está resfriada. A gripe derruba a pessoa, deixa-a de cama, sem a menor condição de sair de casa e trabalhar.
Segundo o pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, médico cooperado da Unimed JP, enquanto a gripe é ocasionada por um vírus específico - o da influenza- , um resfriado pode ser ocasionado por duzentos vírus diferentes.
Uma das principais diferenças entre gripes e resfriados, de acordo com o especialista, é a presença de febre alta e persistente, durante uma média de cinco dias nos casos de gripes. "A gripe baixa a imunidade da pessoa e pode evoluir para outros problemas, como uma bronquite ou pneumonia", alertou o pneumologista.
Para prevenir a gripe, a melhor estratégia é tomar a vacina contra a influenza. "Principalmente as pessoas acima de 60 anos e crianças, que normalmente são mais susceptíveis às complicações da gripe, devem tomar a vacina. No entanto, é importante que todas as outras pessoas se vacinem também para se proteger do vírus da gripe", enfatizou.
EFEITOS VACINA
A vacina da gripe induz no organismo uma resposta imunológica, que ativa as defesas do organismo, além de uma memória sobre esse vírus que lhe permitirá se defender contra ele se o indivíduo entrar em contato.
Há pessoas que não querem se vacinar por medo de adoecer. Mas será que a vacina pode realmente te deixar doente no lugar de imunizar contra a doença? A resposta é não, a vacina não te deixa doente.
O que acontece é que, algumas vezes, o organismo pode ter uma reação à vacina. Mas, uma vacina contra a gripe, não tem capacidade de te deixar gripado. Toda vacina pode causar algum efeito colateral, como dor no braço, vermelhidão, inchaço ou febre.
Isso acontece por que a vacina contém um vírus semelhante ao da doença, mas muito enfraquecido, que não te deixa doente, mas pode causar reações semelhantes à doença em si.