A puberdade ocorre entre 8 e 13 anos, nas meninas; e entre 9 e 14 anos, nos meninos. Nessa fase, as glândulas mamárias das meninas se desenvolvem. Em média dois anos depois ocorre a menarca – a primeira menstruação.
Já nos meninos, ocorre o aumento dos testículos. Nessa fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele. Mas, em algumas crianças, a puberdade pode vir cedo demais.
A puberdade é considerada precoce quando acontece antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos. Na maioria das vezes, a puberdade que ocorre cedo demais é apenas uma aceleração do processo normal do organismo. Mas existem também outros fatores que podem influenciar, tais como:
• Exposição aos hormônios sexuais (por medicamentos, por exemplo)
• Produção precoce dos hormônios sexuais
• Fatores genéticos – meninas podem entrar mais cedo na puberdade se suas mães menstruaram com menor idade ou se há relato de puberdade precoce na família do pai
• Baixo peso ao nascer
• Crianças com sobrepeso
Vale lembrar que somente o médico poderá avaliar se a criança está ou não na puberdade precoce. Da mesma maneira, somente o médico poderá fazer a indicação ou não de tratamento para adequar o desenvolvimento físico à idade da criança.
Com informações da Unimed do Brasil