Quando há a necessidade de se submeter a testes e exames de saúde é comum haver certo nervosismo, tanto em relação à forma como serão feitos quanto às possibilidades de resultados. No entanto, são procedimentos que ajudam os médicos a chegar a informações que podem levá-los a melhorar a qualidade de vida de pacientes. Portanto, quando há recomendação médica, é importante não deixar de realizá-los e procurar sempre tomar as atitudes necessárias para não prejudicar ou alterar os resultados.
Vários exames devem ser feitos sob condições específicas, como jejum de algumas horas. As instruções do médico ou do laboratório em relação à preparação para fazer o teste devem ser seguidas pelo paciente, pois elas podem ser determinantes para a correta interpretação dos resultados. Caso as orientações não forem seguidas, recomenda-se alertar o profissional que for realizar o procedimento, pois mesmo algumas mudanças na rotina podem levar à distorção de dados. Deve-se também, mencionar o uso de medicamentos.
PERGUNTAS
Entender a necessidade e os desdobramentos de realizar determinado teste, avaliação ou exame solicitado pode ajudá-lo a aumentar a tranquilidade e a melhorar a preparação para realizá-lo. Procure perguntar:
- Por que este teste precisa ser feito?
- Esse exame é a única maneira de se chegar a informação desejada?
- Preciso fazer alguma coisa antes de me submeter ao exame?
- O que acontece durante e depois da avaliação?
- Vai doer ou gerar algum desconforto?
- Preciso ir acompanhado?
- Posso dirigir depois do procedimento?
- Vou poder realizar as minhas atividades normalmente após o teste?
- O quão preciso é esse exame?
- Quanto tempo demora para o resultado desse exame ficar pronto?
- Quais são as possíveis complicações?
- Qual é o próximo passo após o teste?
Com informações da Unimed do Brasil