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Saiba como utilizar corretamente o atendimento de urgência e emergência

Publicada em 09/04/2015 às 07h

Atendimento ao paciente é feito com prioridade para casos mais urgentes Atendimento ao paciente é feito com prioridade para casos mais urgentes

O Pronto Atendimento do Hospital Alberto Urquiza Wanderley é exclusivo para situações de urgência e emergência. Muitas vezes, em virtude de sintomas repentinos, temos o hábito de buscar um serviço de urgência mas, se a situação não apresenta gravidade, o ideal é procurar atendimento em consultório ou o seu médico de confiança.

Mesmo em casos de urgência e emergência, há as situações consideradas mais graves, por isso, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley adotou o Protocolo de Manchester, que divide os pacientes em cinco diferentes níveis de urgência, priorizando o atendimento de quem estiver mais grave.

Os níveis de urgência são identificados por cores, que vão do vermelho (emergência) ao azul (não urgente). Este sistema é chamado de "Classificação de Risco" e, por meio dele, o Hospital consegue identificar a prioridade de atendimento e prestar uma assistência com toda a qualidade que o cliente necessita.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA?

Uma situação de urgência é aquela que requer assistência médica imediata, com ou sem risco potencial de morte. Quando há ameaça iminente à vida ou sofrimento intenso, havendo necessidade de tratamento médico imediato, trata-se de uma emergência.

De uma forma prática, o paciente deve procurar o Pronto Atendimento do Hospital quando tiver uma febre alta, crise de enxaqueca, reação alérgica, Trauma Crânio-encefálico, dor lombar intensa, cefaléia intensa, crise convulsiva, sintomas de um AVC (dificuldade em falar e em levantar os membros superiores, por exemplo), dormência nos membros, por exemplo.

CORES QUE SALVAM VIDAS

Veja abaixo qual o significado das seis cores do Sistema de Classificação de Risco adotado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley:

- Vermelho: Emergência

Essa cor indica que o paciente precisa de atendimento imediato por estar com a vida em risco. Paciente normalmente inconsciente.

Tempo máximo para atendimento: 0 minuto.

- Laranja: Muito urgente

O paciente precisa de atendimento o mais rápido possível.

Tempo máximo para atendimento: 10 minutos.

- Amarela: Urgente

O paciente precisa de avaliação. Não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas para aguardar.

Tempo máximo para atendimento: 60 minutos.

- Verde: Pouco urgente

É o caso menos grave, que precisa de atendimento médico, mas pode ser assistido no consultório médico, ambulatoriamente.

Tempo máximo para atendimento: 120 minutos.

- Azul: Não urgente

Esse paciente poderia ser atendido em um consultório médico.

Tempo máximo para atendimento: 240 minutos.