Levar a criança regularmente ao médico é importante para acompanhar seu desenvolvimento, promover sua saúde e prevenir doenças. A maioria dos cuidados posteriores à consulta caberá aos pais ou responsáveis pela criança, portanto, o momento com o médico é fundamental para que as recomendações sejam seguidas adequadamente e as preocupações minimizadas. Para aproveitar ao máximo o tempo no consultório médico e esclarecer todas as dúvidas sobre a saúde do seu filho, é importante preparar-se para a consulta médica.
Procure levar informações sobre o histórico médico da criança, incluindo carteira de vacinação, ocorrências de alergias, problemas de saúde recorrentes e datas de cirurgias realizadas e programadas. Anote também todos os medicamentos que ela toma, inclusive a quantidade de cada um, e, se a criança estiver doente, fale com detalhes sobre os sintomas. Os pais devem levar a maior quantidade possível de informações sobre o comportamento da criança doente, mas também devem deixá-la dizer o que sente.
Algumas dúvidas podem surgir somente após terminada a consulta, por isso, reflita sobre o que você quer perguntar e escreva em um papel para não se esquecer.
PERGUNTAS
A seguir, confira algumas perguntas que poderão fazer parte de sua lista:
-Está faltando alguma vacina? Quais as próximas vacinas que ele deve tomar?
-Se a criança tiver problemas para engolir o medicamento, posso cortá-lo ou misturá-lo na comida? O remédio pode ser encontrado na forma líquida?
-O que devo fazer se a criança, acidentalmente, tomar o medicamento na hora errada, ou em dose excessiva?
-Como devo prepará-la para realizar um exame, se solicitado?
- Quais os procedimentos que devo tomar se a febre subir?
Com informações da Unimed do Brasil