• Início
  • Notícias
  • Sacolas de plástico começam a ser substituídas no comércio da Capital

Notícias

Sacolas de plástico começam a ser substituídas no comércio da Capital

Publicada em 28/05/2008 às 16h06

O Instituto UniGente, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan) estão comemorando os primeiros resultados da campanha “Preserve a natureza, não use sacolas de plástico”. Alguns estabelecimentos comerciais da Capital já começam a substituir as sacolas de plástico pelas reutilizáveis.

A informação foi repassada segunda-feira (26) à tarde durante uma reunião no MPE. A finalidade foi discutir as estratégias de substituição gradativa das sacolas plásticas no comércio pessoense. A reunião contou com representantes do Instituto UniGente, do Ministério Público Estadual, da Câmara de João Pessoa, da prefeitura da Capital, dos supermercados e das panificadoras.

Entre as providências, ficou definido que será iniciada uma campanha educativa mais direta junto aos consumidores, nas escolas e nas universidades sobre os benefícios da utilização das sacolas de compra reutilizáveis confeccionadas com material natural. A campanha se estenderá a Campina Grande em junho e será coordenada pelo Ministério Público.

Por ano, cerca de 72 mil supermercados no Brasil distribuem aproximadamente 16 bilhões de sacolas. Depois de cumprirem sua função, elas vão parar no lixo. É aí que começam os problemas. As sacolas de plástico respondem por 18% dos entulhos nos aterros sanitários. Como demoram centenas de anos para se decompor, causam entupimento de galerias pluviais e contaminam os oceanos, destruindo a fauna marinha.

EMPREGO E RENDA

Além de ajudar a preservar o meio ambiente, a substituição das sacolas de plástico ainda proporcionará outros benefícios sociais. Um deles será a geração de ocupação e renda para costureiras da cidade, aprovadas pelo projeto de micro crédito da prefeitura da Capital, o Empreender-JP.

O UniGente se comprometeu a participar com a confecção inicial de um lote de sacolas, que deverão ser utilizadas por médicos cooperados e por funcionários da Unimed JP. A idéia é criar um efeito demonstrativo.

Os representantes do UniGente na reunião foram a coordenadora Núbia Gonçalves e o Gerente de Apoio Estratégico da Unimed João Pessoa, Paulo Galvão.