O artista Rodolfo Athayde, que também é médico cooperado da Unimed JP, lançará na próxima sexta-feira (4), na Usina Cultural Energisa, o Projeto Artistas Xifóides, formado por 13 vídeos que vêm sendo produzidos por ele desde 1990. O lançamento será às 20 horas, na Sala Digital.
Rodolfo Athayde conta que a ideia de desenvolver o projeto veio da grande quantidade de vídeos que ele produziu com registros de eventos artísticos. De acordo com o médico, neste material o artista é a “imagem-suporte”. “Alguns [vídeos] são memórias. O ‘artista’ como imagem-suporte, mais que sua obra. Nada como o ‘artista’ para falar do humano. É ‘Narcísico-Caetano-Espelho’. É também Xifóide. Aponta o peito. Não poupa”, declara.
O projeto foi “batizado” de Xifóide por conta da ambiguidade que a expressão possibilita. Também é uma espécie de fusão do médico (angiologista e cirurgião vascular) com o artista. “O processo xifóide é o apêndice ou cartilagem que forma a extremidade inferior do [osso] esterno, que fica na frente do tórax ‘unindo’ as costelas. Fica perto do coração, é geografia de região sensível, cheia de significados”, explica Athayde. Mas, não é só isso. “Ao mesmo tempo [xifóide] tem sonoridade ‘ambígua’ parecendo outras coisas; é uma temeridade sua fala, sem saber exatamente seu significado, podendo significar outra ‘intenção’”, comenta.
Mais informações sobre o trabalho de Rodolfo Athayde podem ser conferidas no site do artista (clique aqui para acessar). Para mais informações sobre o lançamento do Projeto Artistas Xifóides, os telefones da Usina Cultural Energisa são (83) 3221-5346 e 3221-6343.