A edição mais recente da revista “Mundo Coop”, publicação de número 43 (Janeiro/Fevereiro), traz uma matéria sobre Acreditação Hospitalar em que apresenta o Hospital Unimed JP como modelo de instituição que obteve a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 1 (clique aqui para ver a matéria).
O certificado atesta a qualidade dos serviços prestados por instituições de saúde, após avaliação criteriosa de vários processos.
Com o título “Certificado de Qualidade e Eficiência”, a matéria conta como o Hospital Unimed JP se preparou para se adequar aos requisitos necessários para obtenção do certificado, processo que durou cerca de dois anos.
MUDANÇA CULTURAL
Na publicação, o gestor assistencial do Hospital Unimed JP, José Calixto da Silva Filho, explica que a Acreditação, antes de tudo, é uma mudança na cultura da organização, por conta disso é algo que demanda tempo. O primeiro passo para a Acreditação do Hospital Unimed JP, segundo Calixto, foi capacitar colaboradores e corpo clínico, através de cursos oferecidos por meio de uma parceria com o Sebrae.
Em seguida, foi feito o mapeamento de todos os processos do hospital, criada uma comissão e um escritório da qualidade. “A gente adotou um modelo de gestão que é a qualidade, isso traz segurança para o paciente, para a instituição e para todo o corpo clínico e de colaboradores”, enfatizou.
José Calixto afirma que a Acreditação é um processo contínuo, dinâmico e para o resto da vida. “A cada seis meses vamos passar por uma avaliação. E esse ano vamos partir para o nível dois de certificação”, afirmou.
QUALIDADE E EFICIÊNCIA
A matéria mostra que, cada vez mais, instituições de saúde, em busca de qualidade máxima, se submetem à avaliação para obtenção do certificado de Acreditação Hospitalar. No entanto, ainda é muita pequena a quantidade de hospitais certificados. A matéria afirma que dos 6,5 mil hospitais públicos e privados existentes no Brasil, apenas 151 possui algum tipo de certificação.
Isso porque para obter a certificação é necessário passar por uma série de avaliação dos processos, procedimentos e da organização do hospital sob rigorosos padrões de qualidade.
Entre as vantagens do processo, apontados na revista, estão, por exemplo, o permanente aprimoramento institucional; a constante busca por maior eficiência e efetividade do atendimento; e a racionalização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos.
SISTEMA UNIMED
Em busca do aprimoramento na gestão, muitas cooperativas de saúde têm se submetido ao processo de Acreditação. De acordo com a publicação, das 373 cooperativas Unimeds, atualmente quatro hospitais de Unimeds possuem acreditação nível 1; cinco conquistaram o nível 2 e outros cinco, o nível 3.
O presidente da Unimed Brasil, Eudes de Freitas Aquino, afirma que o número representa cerca de 14% dos hospitais do Sistema. “Um hospital acreditado é bem administrado, confiável, com redução dos desperdícios, o que o torna mais saudável financeiramente. Por isso, entendemos que o processo de acreditação esteja e continue em crescimento no Brasil", declarou na reportagem da Revista Mundo Coop.