Responsabilidade social é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais a organização se relaciona. O conceito foi transmitido durante a reunião com multiplicadores de responsabilidade social das federações regionais e estaduais de Unimeds, primeira atividade do 5º Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds.
O encontro foi conduzido pela gerente de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil, Adriana Perroni Ballerini, e o consultor de Política Nacional de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil, Marcelo de Menezes. O objetivo foi o de capacitar multiplicadores na política de gestão da responsabilidade social da Unimed, uniformizando o trabalho nesta área de todo o sistema.
Um outro conceito discutido no encontro foi o de sustentabilidade, definido como a forma de assegurar o sucesso do negócio a longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável. Durante o encontro foi definido como linha de ação do trabalho de Responsabilidade Social as áreas de saúde, educação e geração de renda.
Para o diretor de Desenvolvimento Humano das Federaçòes Regionais do Estado de São Paulo, Mauro Cândido Junqueira, a reunião foi importante para possibilitar uma maior unificação do sistema.
OFICINAS
Cerca de 120 pessoas participaram das 3 oficinas realizadas na tarde desta quarta (17). As atividades, que aconteceram após a reunião dos multiplicadores, finalizou a programação do seminário no Quality Hotel.
Primeiros passos em responsabilidade social
Por que é tão importante gerenciar algo? Com o questionamento, o consultor ambiental da Fundação Unimed, Leonardo Venâncio, iniciou a oficina”Primeiros passos em RS – Práticas e Ferramentas de Gestão”. A atividade, que teve o objetivo de explicar o processo de elaboração de projetos e mostrar as experiências na área, desenvolvidas pela Unimed Brasil , foi dividida em 3 momentos.
No primeiro, Leonardo Venâncio mostrou as fases da elaboração de um projeto. “Não existe um bom projeto sem planejamento e elaboração de estratégias. Para que ele seja eficiente, é preciso não dar trégua a Murphy, que insiste em desandar tudo”, enfatizou.
Na seqüência, Marcelo de Menezes, consultor da Política Nacional de RS da Unimed Brasil, abordou o “Movimento de Renovação”, um projeto socioambiental da Unimed Brasil que visa ao melhor aproveitamento dos resíduos.
Para finalizar, Maria Antonia, analista de RS da Unimed Brasil, discutiu com os participantes as melhores formas de expandir o projeto para as outras federações. “A idéia é trocar experiências, juntar esforços e potencializar resultados. Dessa forma, a Unimed fortalece ainda mais a sua marca”, finalizou.
Elaboração de balanços
Se as empresas soubessem o impacto positivo que suas estratégias de responsabilidade social causam ao mundo, o assunto seria discutido com mais freqüência. A declaração é da representante do GRI – Instituto Ethos, Gláucia Térreo, que ministrou a oficina “Elaboração de balanço social e relatórios de sustentabilidade.
Gláucia explicou o conceito do relatório de sustentabilidade, elaborado pelo Instituto Ethos em 2000. “O documento aborda aspectos sociais e ambientais, com planos de ação estratégias. Já o GRI nada mais é do que um padrão internacional a ser seguido no momento da elaboração desse relatório”, disse.
Ela aproveitou a ocasião para enfatizar a importância de eventos como o Seminário das Unimeds. “Reunir representantes de todo o País só mostra o quanto o Sistema Unimed se preocupa com questões socialmente responsáveis”, disse.
A oficina foi finalizada pelo consultor contábil da Unimed Brasil, Eduardo Cardoso de Sá.
Desafios e oportunidades na implantação da NBR 16001
O que é necessário para obter a norma certificadora NBR 16001. A coordenadora de Responsabilidade Social da Unimed Blumenau, Maike Rothenburg explicou como a singular foi a primeira Unimed a conseguir a certificação. Segundo ela, a certificação é voluntária e aplicável a todas as organizações.
“A responsabilidade social deve acontecer em todas as áreas e processos, permitindo a organização formular e implementar um política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e outros, seus comportamentos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania, do desenvolvimento sustentável, e na transparência de suas atividades”, explicou.
ABERTURA
Às 19h, haverá a solenidade de abertura oficial do Seminário Nacional de Responsabilidade Social das Unimeds. A solenidade acontecerá no Paço dos Leões e contará com a presença do diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed Brasil e presidente da Fundação Unimed, Almir Adir Gentil; do presidente das Unimeds Paraíba e João Pessoa e presidente do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão; do secretário Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; além de autoridades locais.
O seminário terá como convidados alguns dos maiores especialistas na área social no Brasil. Entre eles, o escritor Frei Betto; o fundador da ONG Doutores da Alegria, Wellington Nogueira; a presidente da ONG Abrace, Ilda Peliz; a presidente do Instituto Ecoar, Miriam Duailibi; a presidente do Centro de Estratégias para Organizações Sociais, Rebecca Raposo; o jornalista e crítico da Folha de São Paulo, Sérgio Rizzo; e o secretário-geral substituto da Agência Nacional das Águas, Maurício Andrés Ribeiro.
O evento será transmitido em tempo real e poderá ser visto nas páginas do Portal Unimed e do Instituto UniGente. A programação completa também pode ser conferida no Portal Unimed.
Promovido pela Unimed Brasil e pela Fundação Unimed, o evento está sendo realizado pela Unimed Federação Paraíba, Unimed João Pessoa e Instituto UniGente. Esta será a primeira vez que o evento ocorrerá no Nordeste. A realização na Capital se deve ao trabalho que vem sendo realizado pela Unimed JP, através do UniGente.