Promover a reflexão dos profissionais da medicina sobre saúde, morte, doença e qualidade de vida, temas relacionados ao cotidiano da prática médica. Essa é a finalidade da reunião que será realizada nesta terça-feira (26), às 20h, na Sala de Reuniões, no terceiro andar do Hospital Unimed JP.
A discussão, que terá como tema “O perdão e suas implicações para a saúde”, será coordenada pelo psicólogo clínico e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Júlio Rique Neto. Ele é mestre em Psicologia Social (UFPB) e doutor em Psicologia do Desenvolvimento Humano (University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos), além de membro da American Psychological Association – APA.
A reunião é gratuita e tem como público-alvo médicos, estudantes de medicina e demais profissionais de saúde. Para participar, não é preciso se inscrever. Basta comparecer ao local hoje à noite.
O encontro faz parte do Projeto Lucas, que visa tornar a prática médica menos estressante, mais integrada e mais humana, através da troca de experiências realizadas em reuniões promovidas periodicamente. Em cada reunião, há a participação de um profissional de psicologia, com experiência em clínica e de estudiosos sobre os temas discutidos. Durante os encontros, são utilizados textos de diferentes autores cristãos para serem compartilhados e discutidos.
O nome do projeto é uma alusão a Lucas, o médico que escreveu o terceiro, dos quatro Evangelhos do Novo Testamento. A endocrinologista Márcia Brandeburski de Farias, a neurologista Maria do Desterro Leiros da Costa e a psicóloga clínica Isabelle Ludovico são as coordenadoras da iniciativa.