• Início
  • Notícias
  • Reunião discute importância da higiene do ambiente e do paciente

Notícias

Reunião discute importância da higiene do ambiente e do paciente

Publicada em 05/08/2013 às 07h

Cuidadores assistem atentamente às dicas da equipe multidisciplinar do SAD Cuidadores assistem atentamente às dicas da equipe multidisciplinar do SAD

Há alguns anos, a aposentada Simone Dayse não conseguia controlar sua rotina de atividades. “Me dividia entre as atividades da minha casa e da casa dos meus pais. Mas, agora, com meu pai sendo assistido em casa, estou conseguindo me reorganizar e cuidar dele e da minha mãe”, afirmou.

Embora seja a principal cuidadora do pai e da mãe, a aposentada Simone Dayse separou um tempo para participar de mais uma edição do Encontro de Cuidadores do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), das 8h às 17h da última sexta-feira (2), que teve como tema central os cuidados com a higiene (ambiente e paciente).

Clique aqui para ver as fotos.

Assim como Simone Dayse, a enfermeira Poliana Torres também fez questão de dividir as dificuldades com os outros cuidadores. “Cada um tem uma maneira de cuidar. Aqui, sempre surge uma solução para o problema do outro, que não sabia outra forma de fazer determinada coisa”, afirma.

Durante o evento, a equipe multidisciplinar da Unimed JP (formada por assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos) fez uma série de apresentações sobre os vários aspectos da higiene. Entre eles, a higiene do ambiente e higiene oral e orientações de fisioterapia sobre limpeza de traqueóstenos.

O Encontro de Cuidadores do SAD é realizado pela Unimed JP com objetivo de gerar mais qualidade de vida para familiares e pacientes assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar. Além de ensinamentos dos profissionais da área da saúde, os participantes trocam experiências e compartilham desafios que são comuns na vida deles.

HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO

O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Unimed JP foi implantado em 2009. Ele tem como finalidade oferecer uma assistência diferenciada aos pacientes portadores de doenças crônicas, com incapacidade temporária ou definitiva, sem que precisem ficar internados em hospital, distantes da família.

Entre as vantagens da internação domiciliar, estão a humanização do atendimento e um maior contato do paciente com a família, além da diminuição do risco de infecções hospitalares.

Para saber mais sobre o SAD, clique aqui.