Trabalho voluntário e responsabilidade social foram os temas centrais de discussão durante a reunião que consolidou a parceria entre a Pastoral da Criança e o instituto de responsabilidade social da Unimed JP, UniGente. O encontro, realizado nesta segunda-feira (21), contou com a participação do Acerbispo da Paraíba, Dom Aldo; o presidente do UniGente e Unimed JP, Aucélio Gusmão; o diretor financeiro da Cooperativa e membro do conselho diretor, João Modesto; a diretora administrativa da Unimed JP e vice-presidente do UniGente, Tânia Escorel; a coordenadora do UniGente, Núbia Gonçalves; e representantes da Pastoral da Criança e da Escola Estadual Raúl Córdula, além de voluntários do UniGente.
No início da reunião, foi exibido um vídeo, com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o mundo atual, o modo de agir e de pensar das pessoas.Após o vídeo, a diretora administrativa, da Unimed JP, falou sobre a importância de sensibilizar as pessoas para a ajuda aos mais necessitados. Em seguida, o presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Gusmão, falou sobre o problema da fome e da educação no país. “ A questão da fome e o problema da educação seguem década após década sem serem resolvidos. Em conseqüência, há o aumento crescente da violência. Metade dos noticiários só abordam a violência, a banalização deste problema”, enfatizou. Segundo o presidente, a Unimed JP e o UniGente querem fazer a sua parte na sociedade, contribuindo com uma parcela de soluções para estas questões
A coordenadora do UniGente explicou o trabalho que o instituto realiza nas comunidades próximas à Unimed JP e que pretende potencializar com a parceria da Pastoral da Criança. O Acerbispo falou sobre a relevância do trabalho nas comunidades. “O instituto já começou bem. A idéia de ajudar as comunidades que estão perto da Unimed é excelente”, afirmou. Dom Aldo acredita que o trabalho nas áreas carentes deve envolver toda a família, desde os pequenos até os idosos. “Precisamos valorizar as pessoas, envolvê-las nos ideais de família e trazermos para o convívio social”, finalizou.