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Reunião com médicos plantonistas do Hospital Unimed JP é adiada

Publicada em 06/06/2011 às 00h

Hospital Unimed JP é o único da Paraíba que tem o certificado de Acreditação Hospital Unimed JP é o único da Paraíba que tem o certificado de Acreditação

A reunião que seria realizada com os plantonistas do Hospital Unimed JP no próximo sábado (11) foi adiada. Em breve, a diretoria da instituição divulgará uma nova data para o encontro.

Durante a reunião, o gestor assitencial do Hospital Unimed JP, José Calixto, falará sobre as mudanças implementadas na instituição para obtenção do certificado de Acreditação Hospitalar, que reconhece a qualidade dos serviços de saúde.

O Hospital Unimed JP é o único na Paraíba e um dos poucos do Nordeste - são apenas 10 -, que possui um padrão de qualidade reconhecido, após rigorosa avaliação dos seus processos, pela Organização Nacional da Acreditação (ONA).

MÉTODO DE AVALIAÇÃO

A Acreditação Hospitalar é um método de avaliação voluntário e periódico, que muitas instituições de saúde no Brasil, em busca da qualidade máxima, tem procurado obter.

Essa certificação é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não governamental, que tem como missão promover o aprimoramento da qualidade da assistência à saúde no país, tomando como base valores como credibilidade, qualidade e ética.

Apesar de muitas instituições buscarem a Acreditação, ainda é muito pequena a quantidade de hospitais certificados. Dos 6,5 mil hospitais públicos e privados existentes no País, apenas 151 possui algum tipo de certificação.

Entre as vantagens do processo destaca-se o permanente aprimoramento institucional; a constante busca por maior eficiência e efetividade do atendimento; e a racionalização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos. Além disso, um hospital acreditado demonstra que é bem administrado, confiável, com redução dos desperdícios, o que o torna, também, mais saudável financeiramente.

ADEQUAÇÃO DOS PROCESSOS

O processo de certificação do Hospital Unimed JP durou cerca de dois anos e teve início com um diagnóstico organizacional contendo oportunidades de melhoria na instituição, de acordo com as normas da ONA.

Em seguida, foi elaborado um programa de capacitação de lideranças e sensibilização de colaboradores e do corpo clínico sobre a importância da Acreditação. O passo seguinte foi a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, com foco na segurança do paciente, através do desenvolvimento de várias atividades, tais como padronização de documentação, criação de comissões obrigatórias, definição dos indicadores de qualidade, implantação do gerenciamento de riscos, notificação e tratamento de não-conformidades, entre outros.