O cliente pode perguntar ao seu médico por quanto tempo os exames complementares à consulta, solicitado por ele, são válidos.
Cada exame tem um tempo específico que pode ser utilizado. Em muitos casos, o mesmo exame pode ser útil em mais de uma consulta.
O procedimento evitará transtornos para o cliente, como, por exemplo, a cobrança de co-participações desnecessárias e o transtorno gerado pela realização desnecessária de exames repetidos.
Em todo o caso, mesmo que seja necessária a realização de um exame mais atual, o antigo não deve ser jogado fora. Eles são o histórico médico do paciente, que servirá para eventuais comparações do estado de saúde do paciente.
Se o paciente não tiver espaço para guardar todos os exames que faz durante sua vida em casa, uma boa dica, é escanear alguns deles, como os de sangue por exemplo, e armazenar no computador. Para garantir que o documento não seja perdido, a pessoa pode encaminhar para um e-mail próprio.
Outra recomendação importante para o cliente com relação a realização de exames é que quando for realizar exames na rede credenciada ou no consultório verifique se a data e os procedimentos listados estão corretos.