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Responsabilidade social é tema de palestra no Hospital Unimed

Publicada em 14/12/2005 às 11h31

O público lotou o auditório do quarto andar do Hospital Unimed JP, na última terça-feira, dia 13, para assistir a palestra " Considerações sobre responsabilidade social", ministrada pelo consultor de política nacional de responsabilidade social da Unimed do Brasil, Marcelo de Meneses. O evento, promovido pelo Unigente-Instituto de Responsabilidade Social-, teve início por volta das 20h30 e contou com a presença de autoridades locais, presidentes de cooperativas, funcionários, cooperados e fornecedoras da Unimed JP. Na abertura, o presidente da Cooperativa, Aucélio Gusmão, falou sobre a satisfação do Instituto de promover a primeira palestra sobre responsabilidade social. Em seguida, o anestesiologista falou sobre a importância do Instituto. "O UniGente nasce de uma maneira correta, decisiva. Ele parte para contribuir com o compromisso de modificar a qualidade de vida e propiciar a inclusão social da comunidade pessoense", disse. Marcelo de Meneses agradeceu o convite da Unimed JP e iniciou a palestra falando sobre o surgimento do UniGente. "Esse Instituto surge em uma hora extremamente propícia, num momento em que o país enfrenta a maior desigualdade social da América Latina", disse. O consultor prosseguiu apresentando números que mostram a desigualdade social do país. "No nosso país existem 55 milhões de pessoas que vivem com apenas 3 reais por dia, e os 16 principais bolsões de pobreza no Brasil encontram- se encostados nas grandes capitais, o que demonstra como é grande os índices de desigualdade.", informou. Para o palestrante, um fato positivo que está ocorrendo no país é a consciência do empresariado. "Se as empresas não fizerem responsabilidade social por vocação ou convicção, elas serão obrigadas a fazer pela lei do mercado.". Marcelo de Meneses explicou que o consumidor está cada vez mais consciente. Segundo o consultor, para o consumidor é importante saber se o produto que compra é de uma empresa que pratica a responsabilidade social. "25% dos consumidores no Brasil não compram de uma empresa que não faz responsabilidade social, e 32% compram os produtos porque a empresa pratica a responsabilidade social", afirmou. De acordo com Marcelo de Meneses, o conceito de responsabilidade social começou a ser discutido no Brasil em 1998, mas atualmente ainda existe muita confusão na definição. " Muita gente confunde responsabilidade social com cidadania empresarial, filantropia e assistencialismo", disse. O conceito de responsabilidade social foi apresentado por Marcelo de Meneses, como a relação ética e socialmente responsável da empresa em todas as suas ações, políticas, práticas e relações. Já o programa de responsabilidade social, segundo Meneses, deve começar com um projeto de ética e transparência na empresa e um trabalho com o público interno. " Para as cooperativas, é mais facial praticar responsabilidade social, já que a responsabilidade social é o DNA dessas empresas", afirmou. Para finalizar, Marcelo de Meneses disse que uma das missões do UniGente deve ser a de levar informação às pessoas, despertar o direito que elas têm de inclusão social.