Na sua casa há a \"hora da leitura\"? Pesquisas recentes associam o hábito da leitura, na infância e adolescência, ao bom desempenho profissional na vida adulta. Além de estimular a criatividade e desenvolver a imaginação, ler diariamente faz com que as crianças aprendam com mais facilidade, pronunciem melhor as palavras e expressem suas ideias com mais clareza.
Nos Estados Unidos, a National Children\'s Reading Foundation (Fundação Nacional de Leitura Infantil) defende que, para crianças de zero a 5 anos, cada ano que elas passam ouvindo historinhas e folheando livros equivale a US$ 50 mil dólares a mais na sua futura renda. Uma pesquisa do departamento de Sociologia da Universidade de Oxford reforça que a leitura na adolescência facilita os caminhos para uma vida profissional bem-sucedida.
Os pesquisadores acompanharam 17,2 mil pessoas nascidas em 1970, dos 16 aos 33 anos. O estudo mostrou que as mulheres que liam na adolescência tinham 39% de chances a mais de conquistarem um cargo elevado. Entre as que não liam, a chance caía para 25%. Já entre os homens, aqueles que liam regularmente possuíam 58% a mais de chance de ter um bom emprego. A taxa caía para 48% entre aqueles que não apreciavam a literatura.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que a leitura seja um hábito no cotidiano das crianças. A proximidade com o mundo dos livros facilita a alfabetização e ajuda o desempenho em todas as disciplinas da escola. Além de favorecer o desenvolvimento intelectual, \"a hora da leitura\" fortalece os laços familiares.
Educa-se pelo exemplo
Aos pais cabe estimular que o filho leia assim que descobrir as letras. Ler e demonstrar interesse pelo mundo da escrita é fundamental para despertar o gosto nos pequenos. A máxima popular que diz se educa pelo exemplo nunca pode ser desprezada.
Antes da alfabetização, é recomendado ler historinhas para a criança e apresentar os livros para que ela se familiarize com o folhear das páginas desde cedo. Determinar uma hora específica para a leitura ou contação de histórias é importante para criar o costume da leitura diária.
Algumas crianças preferem os contos que deixam a imaginação voar livre, outros adoram os eventos que mesclam realidade e fantasia. Mostrar as ilustrações facilita a montagem da narrativa no imaginário dos pequenos, diz a SBP.
Alguns pais podem estranhar quando as crianças pedem a mesma história por vários dias. De acordo com a SBP, o \"repeteco\" não é motivo de preocupação porque é muito provável que a criança invente variações da mesma narrativa em sua mente.
Fazer constantes visitas à livraria, sem controlar o tempo, é um presente para o futuro do seu filho.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria - site conversando com o Pediatra, acessado em 20 de abril de 2012