Um computador para cada vencedor. O Prêmio Paraíba Abraça ODM, criado pelo UniGente e o Sistema Correio de Comunicação, foi entregue na tarde desta quarta- feira (5) aos representantes da Associação Santo Dias, da Universidade Federal da Paraíba e da Associação Beneficente São José ganhadores do prêmio. A solenidade de entrega contou com a participação do presidente do UniGente e da Unimed JP, Aucélio Gusmão, da diretora administrativa e vice-presidente do UniGente, Tânia Menezes, do diretor financeiro da Unimed JP e membro do conselho do UniGente, João Modesto, e da diretora do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro.
Na ocasião, Aucélio Gusmão falou da satisfação em premiar os projetos de ações que contribuem com os 8 Jeitos de Mudar o Mundo (ODM). “Há cerca de um mês e pouco lançamos esse prêmio, com o objetivo de incentivar o cumprimento dos ODM´s e percebemos que durante esse tempo incentivamos muita gente, pela quantidade de projetos inscritos que concorreram ao prêmio (28)”, disse. Aucelio Gusmão afirmou que o melhor seria premiar todos os inscritos- caso hovesse disponibilidade- pela energia e boa vontade em promover iniciativas que visam melhorar a vida das pessoas. “Chamamos outras empresas a se unirem também e fazerem algo de melhoria para a sociedade”, incentivou.
Tânia Escorel parabenizou os vencedores pelo trabalho e desejou que os projetos venham se fortalecer mais ainda, com a aquisiçào dos computadores. “É passo a passo que conseguimos atingir um objetivo maior”, enfatizou.
O diretor João Modesto pediu que as pessoas continuem realizando trabalhos para ajudar as aos mais necessitadas. “A beleza da alma depende desse tipo de trabalho que a gente realiza”, disse. Beatriz Ribeiro finalizou afirmando que o prêmio é o primeiro de muitos que ainda virão e agradeceu a parceria com a Unimed JP.
Projetos
Com o projeto “Geração de trabalho, emprego e renda na caprinocultura: cidadania e auto-sustentabilidade”, a Associação Santo Dias foi a vencedora da categoria ONG (Organização Não-Governamental). Já a Universidade Federal da Paraíba foi a primeira colocada na categoria Instituição Pública, com o projeto “Arte e o brincar no hospital: atenção psicossocial a crianças e adolescentes internos na pediatria do HU”.
Na avaliação, foram levados em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos como: sustentabilidade, reaplicabilidade, número de pessoas atendidas e ações voltadas para esse público e inclusão e promoção social.
Empresas Solidárias
Duas empresas se uniram à Unimed JP na realização deste prêmio: a ECS Computadores e a Medic, empresa de material médico. Cada uma doou um computador para premiação. Na solenidade de entrega, a Medic foi representada por Eduardo Martorelli e Andrea Martorelli. “Essa é uma forma da gente contribur para uma sociedade mais justa, com menos desigualdades”, afirmou Eduardo Martorelli. A Medic funciona na Avenida Esperança, número 1071, Manaíra.
Os diretores Roberto Wagner e Uildjan, da ECS, também participaram da premiação e enfatizaram a importância de iniciativas como o prêmio do UniGente.