• Início
  • Notícias
  • Representante do Ministério da Saúde destaca ação voltada para os ODMs

Notícias

Representante do Ministério da Saúde destaca ação voltada para os ODMs

Publicada em 22/05/2009 às 09h09

Socorro Marques, João Aprígio e Núbia Gonçalves: parceria em prol dos ODMs Socorro Marques, João Aprígio e Núbia Gonçalves: parceria em prol dos ODMs

Representantes do Instituto UniGente, da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano da Paraíba participaram quarta-feira (19), no Hotel Caiçara, na Capital, de uma reunião com o coordenador nacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida.

No encontro, ele destacou a importância do trabalho realizado pelos bancos de leite da Paraíba e disse que o Estado é vitrine no combate à mortalidade neonatal. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é um órgão ligado ao Ministério da Saúde. O UniGente foi representado na reunião pela supervisora Núbia Gonçalves.

A Paraíba conta com oito bancos de leite, sendo que dois ficam em João Pessoa. Um deles é o Anita Cabral, localizado em Cruz das Armas. De acordo com a diretora Socorro Marques, que esteve quinta-feira (20) no UniGente, o serviço coleta cerca de 200 litros de leite e atende 100 bebês por mês. Os beneficiados são recém-nascidos prematuros que ficam internados em Unidades de Terapia Intensiva. “Recebemos uma média de cem doações por mês”, informou.

Socorro Marques disse que o Banco de Leite Anita Cabral desenvolve quatro projetos assistenciais. O primeiro funciona em escolas; o segundo, em indústrias conveniadas; o terceiro, em comunidades carentes; e o quarto, em hotéis. Além desses trabalhos presenciais, o Anita Cabral mantém um plantão que funciona 24 horas de domingo a domingo. Discando 3215-6025, a mãe que sentir problemas na amamentação ou tiver leite excedente e quiser doar pode contactar a equipe de enfermagem e serviço social que os funcionários irão ao encontro dela.

PARCERIA COM UNIMED JP

Para facilitar a doação de leite, foram criados 13 postos de coleta na Paraíba. Um deles funciona no Hospital Unimed JP, considerado um importante parceiro do Banco de Leite Anita Cabral. “O leite coletado na instituição é levado ao Banco para ser processado. Parte desse leite também é destinada a hospitais públicos. Assim, a Unimed JP ajuda a salvar as crianças nascidas também pelo Sistema Único de Saúde”, analisa Socorro.

Além de manter um posto de coleta, a Cooperativa participa das ações do Banco de Leite através do UniGente. Socorro Marques informou que o Instituto oferece recursos necessários para a elaboração das campanhas de conscientização.

Os trabalho do UniGente, Unimed JP e Banco Anita Cabral buscam diminuir a mortalidade infantil e melhorar a saúde da gestante, atendendo, respectivamente, ao quarto e ao quinto Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). Para saber mais sobre a Rede Brasileira de Bancos de Leite, clique aqui.