Se depender da cantora paraibana Renata Arruda, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) serão alcançados muito em breve na Paraíba. Embaixadora dos ODM no Estado, ela incentivará o engajamento de todos durante a abertura do 2º prêmio Paraíba Abraça ODM, nesta sexta-feira (3).
Na abertura do evento - que será realizado às 10h, no auditório no auditório da Procuradoria-Geral da Justiça, no Centro de João Pessoa – Renata Arruda se unirá aos integrantes do Coral Jovem UniGente e, juntos, cantarão o Hino Nacional Brasileiro e “É ouro pra mim”, música de autoria de Peninha.
A solenidade deverá contar ainda com a presença do secretário nacional da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano; do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra; do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo; e do procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro. A coordenadora do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Aparecida Udenal; o secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, Aucélio Gusmão; a diretora Executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro; o superintendente do Sebrae, Júlio Rafael; o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto e representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) também devem comparecer ao evento.
O 2º Paraíba Abraça ODM, que é uma versão nacional do Prêmio ODM Brasil, tem como finalidade reconhecer pessoas e organizações públicas ou privadas que realizam projetos e ações sociais voltados aos oito ODM na Paraíba. A premiação busca ainda divulgar o compromisso das pessoas, entidades governamentais e não governamentais paraibanas em contribuir com a diminuição da pobreza e melhoria da qualidade de vida de famílias carentes.
O prêmio está sendo organizado pelo Instituto UniGente, Unimed JP e Sistema Correio de Comunicação, um dos 79 integrantes do Movimento Nós Podemos Paraíba. A iniciativa conta, ainda, com a parceria de todas as instituições integrantes do Movimento.
Organizada pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que é formado por 79 instituições, a iniciativa conta com a coordenação do Instituto UniGente e da Unimed JP.
Mais informações podem ser obtidas no UniGente pelo telefone 2106-0712, ou pelo e-mail [email protected].
CATEGORIAS E INSCRIÇÕES
O prêmio contará com quatro categorias: governos estadual e municipal, através de suas instituições; empresas e instituições de ensino privadas; organizações do terceiro setor; e pessoa física. As inscrições dos projetos que irão concorrer ao prêmio terão início no dia 5 de junho e poderão ser feitas através do Portal Movimento Nós Podemos Paraíba, diretamente na sede do Instituto UniGente (das 8h às 18h) ou pelos Correios.
Após o encerramento das inscrições, uma comissão irá avaliar os projetos. Na avaliação, serão levados em consideração os aspectos quantitativos e qualitativos como sustentabilidade, reaplicabilidade, número de pessoas atendidas e ações voltadas para esse público e inclusão e promoção social.
O projeto vencedor de cada categoria receberá um certificado de reconhecimento público que comprovará a sua atuação em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), bem como material para divulgação das Metas do Milênio e divulgação de suas experiências na imprensa. A premiação será entregue em agosto deste ano, durante o Seminário Estadual do Prêmio ODM Brasil, na Capital. A lista dos vencedores poderá ser conferida também nos portais do UniGente, da Unimed JP, do Nós Podemos Paraíba, na Intranet e nas páginas das instituições integrantes do Movimento.
A divulgação será feita pelo Sistema Correio de Comunicação e nos veículos de comunicação pertencentes ao Governo do Estado: Jornal A União e Rádio Tabajara – entidades parceiras do Movimento Nós Podemos Paraíba.