• Início
  • Notícias
  • Relatório de Desenvolvimento Humano 2009 conta com ajuda da Paraíba

Notícias

Relatório de Desenvolvimento Humano 2009 conta com ajuda da Paraíba

Publicada em 30/12/2009 às 17h

Meio milhão de brasileiros elegeram valores com foco em educação e em violência como temas do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano brasileiro, que será lançado em março de 2010. O resultado foi divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e teve como base consulta popular realizada entre dezembro de 2008 e abril deste ano. A pergunta foi: “o que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade?”

Para obter respostas para a pergunta, foi feita uma conclamação a todos, durante a campanha “Brasil Ponto a Ponto”, em que cada um dava seu ponto-de-vista para obter um país melhor e mais justo. Na Paraíba, a campanha foi liderada pelo Instituto UniGente, representante estadual do Pnud.

Também foram realizadas audiências públicas em várias cidades do Brasil, inclusive em João Pessoa, que reuniu cerca de 40 pessoas, entre representantes do governo estadual e municipal e a sociedade em geral. Na ocasião, a dificuldade de acesso à educação foi considerada o ponto mais preocupante do Estado. O resultado das discussões está publicado na página 27 do documento.

O Relatório do Desenvolvimento Humano é uma publicação anual publicada pelo PNUD. O primeiro relatório foi lançado em 1990, com o objetivo de colocar as pessoas no centro do processo de desenvolvimento em termos de debate econômico, político e jurídico.

Quatro novos índices já foram desenvolvidos: o Índice de Desenvolvimento Humano, o Índice de Desenvolvimento em relação ao gênero, a Medida de Capacidade de Gênero e o Índice de Pobreza Humana. Cada um tem o seu próprio relatório tendo por base debates contemporâneos.

O documento é um relatório independente e é o produto de uma equipe selecionada de líderes acadêmicos, profissionais e membros do Gabinete do Relatório do Desenvolvimento Humano do Pnud. Está traduzido em várias línguas e lançado em mais de 140 países anualmente.