O Hospital Unimed JP está em reforma. As mudanças, tanto na estrutura física quanto no processo assistencial de atendimento ao cliente fazem parte da Classificação de Risco, que será implantado no dia 2 de março na urgência e emergência, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência prestada, por meio da priorização dos clientes pelo seu risco.
Para tornar esse processo ainda mais efetivo, será criado o protocolo assistencial de classificação de risco. Isso quer dizer que, a partir deste período, todo paciente será classificado conforme a queixa principal, sinais vitais, saturação de oxigênio e escala de dor. A triagem consiste em avaliar os pacientes e classificá-los por meio de uma das quatro cores (vermelho, amarelo, verde e azul) selecionadas para identificar os perfis de gravidade.
O protocolo define, além do risco, o tempo que o paciente pode esperar e a qual área do serviço de emergência deve ser encaminhado. Para apoio aos profissionais que realizam a avaliação, será desenvolvida uma funcionalidade no sistema informatizado que recebe dados da triagem relativos aos sinais do paciente, gerando pelo próprio sistema a cor em que cada um se enquadra.
Esse instrumento proporcionará a garantia da padronização do atendimento, não mais baseado em critérios individuais do profissional, mas sim no índice de gravidade detectado.
O Hospital Unimed JP possui um serviço de emergência que é referência no estado para o atendimento a pacientes de alta complexidade. O serviço, aberto ao público desde 1999, tem capacidade para acomodar 55 pacientes, entre adultos e crianças, oferecendo atendimento nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia e cirurgia-geral.
Veja abaixo qual o significado das quatro cores do Programa de Classificação de Risco:
A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte;
O paciente que receber a pulseira amarela precisará de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida;
A pulseira verde será colocada no paciente que necessita de observação para definição do diagnóstico e internação;
A cor azul será destinada aos casos mais simples, que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como consultórios.
LEIA TAMBÉM:
Classificação de Risco no Hospital Unimed JP