• Início
  • Notícias
  • Rede credenciada e Unimed JP passam a utilizar TISS a partir de amanhã

Notícias

Rede credenciada e Unimed JP passam a utilizar TISS a partir de amanhã

Publicada em 31/05/2007 às 14h01

O segmento de saúde suplementar no Brasil está em contagem regressiva para utilização do Padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS), determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Termina hoje (31) o prazo para que operadoras e prestadores concluam a implantação. A partir de amanhã (1), o Padrão TISS deverá ser utilizado sob pena de multa.

A Resolução Normativa nº 114 da agência prevê uma multa diária de até R$ 5 mil para a operadora ou para o prestador que não cumprir o prazo. Para facilitar a implantação em sua rede credenciada, a Unimed JP realizou treinamentos e reuniões, além de ter comunicado os prazos através de informativos e de correspondências enviadas via Correios, com Aviso de Recebimento (AR), para todos os prestadores.

ALERTA AOS COOPERADOS

Com o Padrão TISS, todos os formulários utilizados pela Unimed JP para se comunicar com cooperados, clínicas, laboratórios e clientes mudam. Serão modificadas, por exemplo, a Boleta de Consulta, a Guia de Internação Hospitalar (GIH), a Guia de Serviço (GS), o documento de Troca por Equipe (TI), entre outros.

“Os cooperados devem ficar atentos, pois a partir desta sexta-feira, eles não podem emitir para os clientes as guias amarelas. Terão que usar obrigatoriamente as do Padrão TISS”, alerta o Secretário de Planejamento e Ações Médicas da Unimed JP, Guido Moreira Gadelha.

Desde o dia 21, o Departamento de Atendimento ao Cooperado está disponibilizando os novos modelos de guias que deverão ser usados. Já a tabela de Medicamentos e Materiais da Unimed, que também deverá ser utilizada a partir de amanhã, está acessível para baixar ou para consultas aqui no Portal. O acesso é feito pela página inicial, na área reservada aos médicos.

O Departamento de Atendimento ao Cooperado lembra que a única exceção para a data de 31 de maio ficou para quem tem consultórios isolados (pessoas físicas). Neste caso, o prazo final para adequação é 30 de novembro de 2008.