Os médicos que atuam no território nacional terão até esta terça-feira (11) para atualizar os dados que comporão a nova Carteira de Identidade Médica. O redacastramento, que é obrigatório, deve ser feito pelo site do Conselho Federal de Medicina (CFM). No espaço, deverão ser informados dados como número do CPF, CRM e data de nascimento.
Após concluir o procedimento, o médico terá que se dirigir ao seu Conselho Regional para assinar a ficha de coleta, levando uma fotografia 3X4 colorida, com fundo branco ou claro, sem qualquer tipo de mancha, alteração, retoque, perfuração, deformação ou correção. Não serão aceitas fotos em que o médico utilize óculos (escuros ou de grau), bonés, gorros, chapéus ou qualquer item do vestuário ou acessório que cubra parte do rosto ou da cabeça.
Quando estiver pronta no Conselho Regional, o médico receberá um aviso para retirar a nova carteira. O documento será emitido pela Casa da Moeda e conterá mais detalhes sobre os profissionais, possibilitando maior segurança.
O recadastramento tem o objetivo de atualizar dados e permitir saber de fato quem são os médicos brasileiros. As qualificações, área de atuação e características profissionais, como local de origem e de exercício profissional, devem auxiliar em pesquisas e estudos estatísticos que permitam às entidades traçar o perfil e as necessidades dos médicos do país.
Apenas estão liberados do recadastramento os jovens profissionais que se formaram após novembro de 2008 – porque suas inscrições já aconteceram dentro dos novos parâmetros e já receberam a carteira de identidade médica segundo os novos padrões.