Além de possibilitar o aceso de pessoas com dificuldade de locomoção, as rampas de acessibilidade, aliadas à faixa de pedestre, têm contribuído para a redução de acidentes de trânsito em João Pessoa.
Segundo dados da Superintendência de Transportes e Trânsito (STtrans), o número de acidentes de trânsito , de um modo geral, reduziu, 14% em 2009 na capital paraibana.
As rampas fazem parte do Projeto PróRampas, do Instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP, UniGente, em parceria com a empresa Via Urbana.
O projeto é uma iniciativa pioneira no País. Todas as rampas são construídas ou recuperadas dentro dos padrões técnicos de sinalização e segurança, de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), inclusive com sinalização aérea.
Desde que o projeto PróRampas foi criado, em 2007, mais de 500 rampas já foram construídas ou reformadas na Capital. Os resultados são tão satisfatórios que ele se expandiu para o interior da Paraíba. Em Campina Grande, por exemplo, foram construídas, neste ano, de cerca de 120 rampas e Sousa, mais de 100 ranpas.
FUNÇÃO EDUCATIVA
Além de sinalização, as placas que ficam ao lado de cada rampa têm uma função educativa.
Elas ajudam a divulgar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas que devem ser cumpridas pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015 com a finalidade de melhorar as condições de vida em todo o mundo.