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Quer praticidade? Descubra o que é DDA e como ele facilita seu dia a dia

Publicada em 20/07/2020 às 10h

Para pagar o plano através do DDA, o cliente precisa habilitá-lo no banco no qual tem conta Para pagar o plano através do DDA, o cliente precisa habilitá-lo no banco no qual tem conta

O cliente da Unimed João Pessoa tem várias opções para pagar o plano de saúde de forma cômoda e segura. Uma delas é o Débito Direto Autorizado (DDA), um serviço oferecido pelos bancos que possibilita que os beneficiários recebam e paguem os boletos pela internet.

Em um primeiro momento, é comum pensar que o DDA e o débito automático são a mesma coisa. Mas eles têm diferenças importantes. No débito automático, após o cadastro da conta, o pagamento passa a ser “debitado automaticamente”, como o próprio nome diz, na data de vencimento da fatura.

No DDA, que funciona como um boleto bancário eletrônico, o cliente recebe as informações sobre a cobrança, mas escolhe, até a data de vencimento, o dia em que quer pagar. Se não autorizar, o débito não será realizado. Esse ponto merece atenção: caso o pagamento não seja autorizado até a data de vencimento, o cliente sofrerá as mesmas implicações que teria com o boleto físico, como a incidência de juros e mora.

COMO UTILIZAR O SERVIÇO

Para utilizar o DDA, o cliente precisa habilitá-lo no banco no qual tem conta. Geralmente, há atalhos nos aplicativos para smartphones que permitem a adesão de maneira intuitiva.

Feita a adesão, a dinâmica para esta transação varia de acordo com o banco. Mas, de modo geral, ao acessar a conta o cliente só precisa selecionar a opção de “pagamentos” ou “transações”, onde encontrará o DDA. Lá, estará a lista dos boletos que ainda não venceram, onde poderá autorizar o débito. Após realizar o pagamento, o comprovante fica disponível no aplicativo do banco e pode ser guardado de forma virtual. Há também a opção de imprimir.

Caso discorde dos valores apresentados eletronicamente no DDA em relação ao seu plano de saúde, a orientação é entrar em contato com o SAC da Unimed João Pessoa para esclarecer todas as dúvidas. O telefone, que atende 24 horas, todos os dias da semana, é 0800-725-1200.

FATURA DIGITAL

Mesmo após aderir ao DDA, o cliente continuará a receber o boleto impresso via Correios. Mas a dívida não será cobrada duas vezes. Após pagar pelo DDA, basta ignorar o boleto com código de barras.

Para evitar que se confunda e acabe pagando a mensalidade em duplicidade, a orientação é fazer a opção pela fatura digital aqui na área do cliente Portal Unimed JP, que irá para o seu e-mail.

Além de diminuir os riscos de transtornos com o pagamento em duplicidade, a fatura digital ainda vai contribuir para a preservação do meio ambiente. A cada 2 bilhões de boletos impressos, são gastos 1 bilhão de litros de água, 374.400 árvores e 46 milhões de kW/hora. Em 2018, no Brasil, foram emitidos 3,6 bilhões deles.

OUTRAS OPÇÕES

Além do DDA, a Unimed JP também oferece a opção de pagar o plano de saúde através de débito automático em conta corrente, onde a cobrança é previamente contratada e debitada no dia do vencimento.

Outra alternativa é fazer o pagamento através do Portal Unimed JP, com cartão de crédito ou de débito. Nesse caso, o beneficiário deve acessar a área do cliente e seguir o passo a passo informado.