• Início
  • Notícias
  • Qualidade de vida: o que você está fazendo para conquistá-la?

Notícias

Qualidade de vida: o que você está fazendo para conquistá-la?

Publicada em 29/09/2007 às 12h21

Dando continuidade ao IV Encontro sobre Saúde, que está acontecendo no auditório do Shopping Sebrae, o médico epidemiologista, Hilário de Freitas, apresentou dicas de viver melhor na velhice, durante a palestra “Qualidade de vida. O que você está fazendo para conquistá-la?”.

O Brasil, como vários outros países, tem vivido, nos últimos anos, uma mudança no seu perfil populacional passando a caracterizar-se não mais como um país de jovens. A sua população idosa representa hoje cerca de 8% da população total. Até o ano 2025, deve atingir a marca de 15%, deixando o Brasil como um dos países com maior número de idosos, ou seja, cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

“Dessa forma, é de suma importância que a sociedade e o poder público auxiliem as pessoas na preparação para um envelhecimento saudável e passem a ver o idoso como uma das prioridades e que sejam fomentados e ampliados programas que visem a melhoria da qualidade de vida desta população”, aconselhou Hilário Freitas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a atividade física é a principal recomendação para melhoria da qualidade de vida na terceira idade. Sua prática propicia uma melhoria sensível da qualidade de vida com implicações sociais, psíquicas e fisiológicas.

“O estilo de vida ativo passou a ser considerado fundamental na promoção da saúde do idoso”, comentou o epidemiologista. Segundo ele, a pessoa idosa é uma complexa combinação e expressão de sua predisposição genética individual, estilo de vida e ambiente, os quais podem influenciar nas suas crenças e, conseqüentemente, seu comportamento em relação à saúde.

Como última atividade do encontro, os palestrantes estão esclarecendo as dúvidas dos participantes.