• Início
  • Notícias
  • Providências simples em casa podem evitar acidentes com os bebês

Notícias

Providências simples em casa podem evitar acidentes com os bebês

Publicada em 28/10/2007 às 07h37

Na hora de dormir, bebê deve ser coberto até a altura do peito Na hora de dormir, bebê deve ser coberto até a altura do peito

Hoje em dia, de qualquer ponto da casa, é possível saber se o bebê está chorando graças à “babá eletrônica”, um equipamento que pode ser transportado com os pais ou responsáveis pela criança. Mas, a tecnologia ainda não foi capaz de substituir cuidados simples que ajudam a evitar acidentes com os recém-nascidos.

A hora do sono, do banho, da troca de fraldas, da brincadeira, do passeio e até o momento de comprar os móveis e de dispô-los pela casa merecem uma atenção especial dos pais para evitar acidentes. Veja abaixo algumas dicas do livro “A saúde de nossos filhos”, do Hospital Albert Einstein:

Hora do sono: O berço não deve ficar próximo a janelas e as grades precisam ter, no mínimo, 60 centímetros de altura. O bebê deve dormir de barriga para cima ou de lado, coberto até a altura do peito com lençol ou manta preso embaixo do colchão.

Banho: Nunca deixe a criança sozinha durante o banho. Essa hora deve ser prazerosa. Por isso, coloque o bebê em uma posição confortável, bem apoiado para que não corra o risco de deslizar na banheira. O nível da água não deve ultrapassar 15 centímetros. Antes de colocar a criança na banheira, teste a temperatura da água com o dorso da mão ou com o cotovelo. Ela deve estar agradável.

Troca de fralda: Geralmente, o trocador fica em local alto, em cima de uma cômoda ou outro móvel. Por isso, é preciso ficar bem atento nessa hora para evitar que o bebê se movimente muito e possa cair. O melhor é tentar colocar protetores laterais no local e não deixar a criança sozinha nem por um segundo.

Hora da brincadeira: Compre somente brinquedos apropriados para a faixa etária da criança. Além dos brinquedos, fique atento a outros objetos que podem estar perdidos pelo chão da casa, como botões, brincos, bolas de gude, moedas e tachinhas.

Passeio: Sempre que a criança estiver dentro do carro, você deve usar o assento de segurança ou “cadeirinha de segurança”. Há três tipos principais, de acordo com a faixa etária. Lembre-se de que nunca deve carregar seu filho no banco da frente do carro.

Escolha dos móveis: Evite móveis com vidros ou outros materiais que possam quebrar e cortar. Procure comprar móveis com pontas arredondadas ou use pontas de silicones (protetores de quinas), vendidas em lojas especializadas para bebês. Evite também toalhas longas nas mesas, pois a criança pode puxar e os objetos cairão sobre ela. Não coloque móveis próximos a janelas, principalmente no quarto do bebê.