• Início
  • Notícias
  • Protocolo para atendimento de parada cardíaca entrará em vigor quarta

Notícias

Protocolo para atendimento de parada cardíaca entrará em vigor quarta

Publicada em 30/11/2010 às 10h

A adoção do Código Azul e Amarelo faz parte da série de melhorias do Hospital A adoção do Código Azul e Amarelo faz parte da série de melhorias do Hospital

A partir desta quarta-feira, estará em funcionamento o Código Azul e Amarelo, que garantirá um atendimento mais ágil e eficaz aos pacientes que sofrem parada cardiorrespiratória- ou que apresentem sinais que possam levar a isso – nos apartamentos ou no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Unimed.

A apresentação desse novo protocolo para os plantonistas  foi feita na última terça-feira, na Sala de Expansão do Hospital Unimed João Pessoa. 

O lançamento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área assistencial do Hospital Unimed JP. Na ocasião, o gestor assistencial do Hospital Unimed JP, José Calixto, explicou como funcionará cada um dos códigos.

A adoção desse novo procedimento faz parte da série de melhorias implementadas no Hospital Unimed JP para obtenção do certificado de Acreditação Hospitalar, que reconhece a qualidade nos serviços de saúde.

CÓDIGO AZUL E AMARELO

O Código Azul é o atendimento aos pacientes que sofrem paradas cardiorrespiratórias em áreas não-críticas, ou seja fora das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Pronto Atendimento ou Centro Cirúrgico. Esse código funcionará da seguinte forma: todas as vezes que o funcionário da Enfermagem perceber que o paciente está tendo uma parada cardiorrespiratória, iniciará o atendimento e acionará a equipe do SOS, que estará no local em até 1 minuto.

O Código Amarelo consiste no atendimento ao paciente que venha apresentar sinais que podem levá-lo ao agravamento do quadro clínico e, consequentemente, a uma parada cardíaca.Esse atendimento será realizado pelo cardiologista de plantão em até 3 minutos. Se o médico perceber que o paciente está tendo uma necessidade de maior suporte no atendimento, acionará a equipe do SOS para realizar a transferência do paciente para a Unidade de Terapia Intensiva.