A partir desta quarta-feira, estará em funcionamento o Código Azul e Amarelo, que garantirá um atendimento mais ágil e eficaz aos pacientes que sofrem parada cardiorrespiratória- ou que apresentem sinais que possam levar a isso – nos apartamentos ou no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Unimed.
A apresentação desse novo protocolo para os plantonistas foi feita na última terça-feira, na Sala de Expansão do Hospital Unimed João Pessoa.
O lançamento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área assistencial do Hospital Unimed JP. Na ocasião, o gestor assistencial do Hospital Unimed JP, José Calixto, explicou como funcionará cada um dos códigos.
A adoção desse novo procedimento faz parte da série de melhorias implementadas no Hospital Unimed JP para obtenção do certificado de Acreditação Hospitalar, que reconhece a qualidade nos serviços de saúde.
CÓDIGO AZUL E AMARELO
O Código Azul é o atendimento aos pacientes que sofrem paradas cardiorrespiratórias em áreas não-críticas, ou seja fora das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Pronto Atendimento ou Centro Cirúrgico. Esse código funcionará da seguinte forma: todas as vezes que o funcionário da Enfermagem perceber que o paciente está tendo uma parada cardiorrespiratória, iniciará o atendimento e acionará a equipe do SOS, que estará no local em até 1 minuto.
O Código Amarelo consiste no atendimento ao paciente que venha apresentar sinais que podem levá-lo ao agravamento do quadro clínico e, consequentemente, a uma parada cardíaca.Esse atendimento será realizado pelo cardiologista de plantão em até 3 minutos. Se o médico perceber que o paciente está tendo uma necessidade de maior suporte no atendimento, acionará a equipe do SOS para realizar a transferência do paciente para a Unidade de Terapia Intensiva.