O Hospital Unimed JP adotará um novo protocolo para agilizar o atendimento aos pacientes que sofrem uma parada cardiorrespiratória - ou que apresentem sinais que possam levar a isso - nos apartamentos ou no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
A padronização do atendimento a esses pacientes será feita a partir da implantação do Código Azul e Código Amarelo.
O Código Azul é o atendimento aos pacientes que sofrem paradas cardiorrespiratórias em áreas não-críticas, ou seja fora das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Pronto Atendimento ou Centro Cirúrgico.
Esse protocolo funcionará da seguinte forma: todas as vezes que o funcionário da Enfermagem perceber que o paciente está tendo uma parada cardiorrespiratória, iniciará o atendimento e acionará a equipe do SOS, que estará no local em até 1 minuto.
O código Amarelo consiste no atendimento ao paciente que venha apresentar sinais que podem levá-lo ao agravamento do quadro clínico e, consequentemente, a uma parada cardíaca.
Esse atendimento será realizado pelo cardiologista de plantão em até 3 minutos. Se o médico perceber que o paciente está tendo uma necessidade de maior suporte no atendimento, acionará a equipe do SOS para realizar a transferência do paciente para a Unidade de Terapia Intensiva.
A adoção do Código Azul e Amarelo faz parte da série de melhorias implementadas no Hospital Unimed JP para obtenção do certificado de Acreditação Hospitalar, que reconhece a qualidade nos serviços de saúde.
LANÇAMENTO
Na próxima segunda-feira (29) será feito o lançamento do Código Azul e Código Amarelo para os médicos plantonistas. O evento será às 11h na Sala de Eventos (3º andar) do Hospital Unimed JP.
O lançamento será feito pelo gestor assistencial do Hospital Unimed, José Calixto.