O serviço de atendimento de urgência e emergência hospitalar, o Pronto Atendimento, é destinado para situações em que as condições de saúde impliquem em risco de morte ou sofrimento do paciente.
Apesar disso, o que se observa no Hospital Unimed JP é um número muito grande de atendimentos que não se enquadram neste propósito.
Para se ter uma ideia da quantidade de pessoas que procuram este serviço do Hospital Unimed JP, por mês são mais de 10 mil pessoas atendidas no P.A, número que cresce a cada mês. Desses, 92% são caracterizados como atendimentos de consultório, ou seja, eletivos, que não são urgências.
Todos os dias são centenas de clientes que procuram a instituição para realizar procedimentos que poderiam ser realizados em consultórios, como pegar uma receita controlada, solicitar um atestado médico, fazer exames admissionais, troca de curativos, realizar uma consulta médica, entre outros.
Para situações como essas, a recomendação é que seja agendada uma consulta com um dos 1,5 mil médicos cooperados da Unimed JP. Fazendo isso, o cliente terá várias vantagens. Isso porque no consultório, que é um local mais tranquilo do que o ambiente hospitalar, o médico poderá conversar mais demoradamente com o cliente, o que resultará em uma consulta mais detalhada.
Além disso, ao procurar o PA para um atendimento que não seja de urgência e emergência, a pessoa poderá dificultar a assistência de alguém que necessite de cuidados imediatos.
Por causa desse número grande atendimentos eletivos, o PA do Hospital Unimed JP passa por dificuldades de superlotação. Se todos esses atendimentos, que não são de fato configurados como urgência e emergência, fossem realizados em uma das clínicas credenciada à Unimed JP, o Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP passaria a atender ainda com mais qualidade casos que realmente necessitem de urgência, não desvirtuando o seu real objetivo, que é o de salvar vidas.
CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS
Para agilizar ainda mais o atendimento imediato das pessoas que apresentam a situação de saúde mais grave, o Hospital Unimed JP adotou, em 2009, o Sistema de Classificação de Riscos.
O Sistema de Classificação de Riscos utiliza quatro cores que sinalizam a gravidade do paciente. Após primeira avaliação realizada por um profissional, o paciente é identificado com uma das cores- vermelho, amarelo, verde e azul-, dependo do estado de saúde.
A cor vermelha indica que o paciente tem preferência no atendimento por apresentar risco imediato de morte; a amarela sinaliza que a pessoa precisa de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida. As cores verde e azul são para casos mais simples, que não implicam em risco de morte.