Publicada em 01/09/2005 às 08h58
O prolapso da válvula mitral é a alteração mais freqüente que acontece no coração. Estima-se que o problema afeta de 5 a 10 % da população mundial e acomete mais mulheres do que os homens. Trata-se de um problema genético e "silencioso" . Quando os sintomas surgem, eles são bastante específicos, como: como fadiga, palpitações e alterações posturais.
O assunto será um dos destaques do programa Viver Bem do próximo domingo, 5. O cardiologista Hélio Lisboa é o entrevistado da apresentadora Rosângela Marques. O especialista vai explicar todos os detalhes do problema e porque ele atinge mais as mulheres.
Você também vai conferir uma reportagem que reforça a necessidade do alongamento antes de começar uma série de exercícios físicos. Em uma outra matéria, a repórter Andréia Vargas mostra como a técnica de RPG pode ajudar àquelas pessoas que sofrem dores nas costas, hérnia de disco ou outros problemas de coluna.
O Viver bem é um programa produzido pela Secretaria de Comunicação e Desenvolvimento Mercadológico da Unimed JP. Sua proposta é veicular informações sobre saúde e qualidade de vida. Há dois anos no ar, o programa é exibido todos os domingos, às 10 horas, nas TVs Tambaú e Correio e às 11h55 na TV O Norte.