• Início
  • Notícias
  • Projetos do UniGente serão mostrados em evento sobre sustentabilidade

Notícias

Projetos do UniGente serão mostrados em evento sobre sustentabilidade

Publicada em 14/04/2009 às 07h48

O evento será realizado entre quarta e sexta, na Estação Cabo Branco O evento será realizado entre quarta e sexta, na Estação Cabo Branco

Estudantes, empresários e representantes do poder público terão a oportunidade de conhecer em detalhes os trabalhos de responsabilidade social desenvolvidos pela Unimed JP, através do Instituto UniGente. Os Projetos Mosaico, Pró-Rampas, entre outros, serão mostrados no Global Fórum América Latina – Call for Action Nordeste, que será realizado quarta, quinta e sexta desta semana (15 a 17), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, na Capital.

O evento é um movimento de inovação criativa para a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade civil na discussão sobre sustentabilidade. Serão três dias de interação, onde os participantes terão a oportunidade de trocar experiências, conceber propostas inovadoras e criar uma rede para o fortalecimento de alianças em prol da sustentabilidade.

Para participar, os interessados precisam acessar a página principal do Global Fórum (clique aqui) e preencher uma ficha cadastral. As inscrições custam R$ 200,00 e/ou R$ 100,00 (estudantes) e devem ser feitas em depósito bancário, na Caixa Econômica Federal, em nome do Projeto Global Fórum Nordeste, Agência: 2221 – Operação 003, Conta Corrente nº. 627-2. No ato da inscrição, o participante automaticamente é integrado à comunidade do GFAL na Internet.

A iniciativa do fórum é do Sistema FIEP - Federação das Indústrias, em parceria com a Unimed JP, Instituto UniGente, Serviço Social das Indústrias (Sesi), Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste (BNB), Sebrae e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

HISTÓRICO

O Global Fórum foi realizado pela primeira vez em 2004, em Nova Iorque, quando 500 líderes mundiais reuniram-se na sede da Organização das Nações Unidas para a construção do Plano de Desenvolvimento do Global Compact. O presidente Luis Inácio Lula da Silva foi um dos palestrantes.

O mesmo evento foi realizado em 2006 em Cleveland reunindo 400 líderes empresariais e representantes do mundo acadêmico de 40 países, além de mil participantes via internet, para a identificação de áreas de cooperação entre o mundo empresarial e o acadêmico. Nesse encontro, surgiu a proposta de que o Global Fórum tivesse novas edições, desta vez em caráter regional, e o Brasil foi indicado para sediar o primeiro Global Fórum América Latina, que aconteceu em junho de 2008 na cidade de Curitiba (PR).

PROGRAMAÇÃO

A programação contará com a presença do professor Ronald Fry na aplicação da metodologia Appreciative Inquiry (Investigação Apreciativa) criada por David Copperrider na Case Western Reserve University, de Cleveland. Esta metodologia vai permitir aos participantes experimentar de forma coletiva um processo de investigação e reflexão que os auxiliará na construção e no desenvolvimento de projetos nessa temática.

Na abertura do evento dia 15, os participantes poderão conferir a apresentação de pôsteres, relatos acadêmicos e empresariais, apresentação do Case Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho e um coquetel que encerrará a noite. Para o dia seguinte, além do credenciamento, estão previstas palestras com Ricardo Young – UNIETHOS e Bauback Yeganel, PhD – Byconsulting com o tema “No contexto de crise e ameaça ao desenvolvimento sustentável: Desafio da aprendizagem organizacional”.

A partir do que for compreendido nas palestras, serão iniciadas as atividades baseadas na metodologia da Investigação Apreciativa, onde os participantes formarão equipes para discutir as iniciativas em torno das oportunidades mais populares e esboçarão a Declaração de Aspirações. Para encerrar o Fórum, haverá ainda palestras com Alexandra Reschke, cujo tema é “Educar e sensibilizar para a preservação do patrimônio de todos”, e também com Augusto de Franco – Escola de Redes, com o tema “Tudo que é Sustentável tem o padrão de rede”, além de apresentação de imagens do Futuro Ideal.