O projetos do Instituto UniGente foram mostrados em Florianópolis, na última quinta-feira, durante o 6º Seminário de Responsabilidade Social das Unimeds, que está sendo realizado desde quarta-feira no Hotel Majestic, no Centro da cidade.
A apresentação foi feita pela coordenadora do UniGente e do Movimento Nós Podemos Paraíba e contou com a participação de Maria Aparecida Udenal, que coordena os movimentos "Nacional pela Cidadania e Solidariedade" e "Nós Podemos Paraná"; Lúcia Dellagnelo, coordenadora do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom); Arthur Souza, coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan); e Jauro Soares, presidente da Unimed Blumenau. Eles discorrem sobre a “Contribuição para a Transformação da Sociedade”, sob a moderação de Ana Rosa Soares, representante do Pnud.
Na ocasião, foram mostrados os projetos e as ações desenvolvidas pelo Instituto UniGente e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, em busca de uma melhor qualidade de vida da população carente do Estado. Essas ações servirão de exemplo para outros estados, como as Unimeds Blumenal, Fortaleza e Santos, que realizarão eventos específicos para a disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), em parceria com o UniGente.
Com o tema “Os Avanços de um Sistema Socialmente Responsável”, a 6ª edição do Seminário de Responsabilidade Social das Unimeds, que será realizada até hoje, foi dividida em quatro subtemas: Relação ética e transparente com os públicos de relacionamento; Cidadania corporativa; Educação e valorização humana; e Impactos ambientais do Sistema Unimed.
Essa divisão objetivou destacar as macroesferas para melhor ilustrar os principais avanços ocorridos durante a trajetória da Responsabilidade Social no Sistema e delinear de forma mais clara os dilemas que ainda serão encontrados na busca pela sustentabilidade.
SEMINÁRIO NA CAPITAL
No ano passado, o Seminário de Responsabilidade Social das Unimeds foi realizado em João Pessoa. O evento, que reuniu cerca de 400 pessoas entre os dias 17 e 19 de setembro, foi realizado pela primeira vez no Nordeste graças ao trabalho que o Instituto UniGente vem desenvolvendo desde sua fundação, em 2005.
O QUE SÃO OS ODM
Os objetivos do milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.
O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1. Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.