Oferecer uma ocupação para jovens de comunidades carentes e, com isso, dar uma oportunidade para que possam melhorar de vida. É isso que os projetos do instituto de responsabilidade social da Unimed JP, UniGente, fazem nas comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael, que ficam próximas ao Hospital Unimed JP, no bairro da Torre, em João Pessoa.
Segundo o líder comunitário das comunidades, Alexandre dos Anjos, as pessoas envolvidas nas atividades do UniGente, através do projetos Uniarte e Coral, ficam fora da marginalidade e se afastam de problemas sociais, como violência e drogas. “Está de parabéns o Instituto. Graças aos projetos, nossas crianças estão enxergando novos horizontes”, afirmou.
O Uniarte, projeto que ensina jovens a arte do teatro, e o Coral UniGente, que tem à frente a maestrina Socorro Estrela, mobilizam cerca de 90 jovem nas duas comunidades. Eles ensaiam duas vezes por semana e têm a oportunidade de conhecer a Língua Inglesa, com aulas ministradas pela voluntária Gabriele Diniz, filha de uma funcionária da Unimed JP.
O UniGente foi criado pela Unimed João Pessoa em 4 de dezembro de 2005 e institucionalizado em março de 2006. Um dos propósitos do Instituto é contribuir para a melhoria da saúde, do bem-estar e qualidade de vida das pessoas da comunidade em que está inserido, e de colaboradores da Unimed JP.
O Instituto atua, principalmente, com ações específicas de assistência social e proteção ao cidadão junto à comunidade Unimed JP – funcionários, cooperados e parentes – e aos jovens em situação de risco social e pessoal, contribuindo assim com o bem-estar de toda a comunidade.