• Início
  • Notícias
  • Projetos desenvolvidos na Paraíba são apresentados em seminário

Notícias

Projetos desenvolvidos na Paraíba são apresentados em seminário

Publicada em 27/10/2009 às 17h13

Seminário reuniu participantes dos 26 estados do país e do Distrito Federal Seminário reuniu participantes dos 26 estados do país e do Distrito Federal

A Paraíba está se tornando, pouco a pouco, referência nacional em responsabilidade social. As iniciativas nesta área ganharam novo impulso com a criação do Nós Podemos Paraíba, um movimento formado por várias empresas e instituições e coordenado pelo instituto de responsabilidade social da Unimed JP, o UniGente.

Por conta desse desempenho, representantes do Nós Podemos Paraíba foram convidados para apresentar projetos desenvolvidos em nosso Estado no 1º Seminário de Planejamento Estratégico do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizado em Curitiba, no Paraná.

Durante o evento, aberto sábado (24) à noite e encerrado segunda-feira (26) pela manhã, também foi apresentado um Plano de Comunicação desenvolvido pelo Nós Podemos Paraíba. A ideia é que ele sirva de modelo para os núcleos do Nós Podemos que estão surgindo no País com a finalidade de estimular práticas que ajudem a alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Os paraibanos foram representados no seminário pela coordenadora do Nós Podemos Paraíba, Núbia Gonçalves; pela prefeita de Pombal, Pollyanna Feitosa; pelo prefeito de Brejo do Cruz, Francisco Dutra Sobrinho; e por representantes de instituições integrantes do Nós Podemos Paraíba: Walter Dantas, da Unimed JP; Cláudio Emmanoel Gonçalves Silva, da Unimed João Pessoa Corretora de Seguros; Luciana Sanchez, do Banco do Brasil; e Bernadete Gouveia, da Escola e Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança.

INTEGRAÇÃO

O seminário contou com representantes do setor privado, poder público, organizações não governamentais, instituições de ensino e outras entidades envolvidas nos movimentos estaduais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Eles foram recepcionados pelo secretário-executivo do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo da Rocha Loures, também presidente da Fiep-PR; pelo secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano; e pela representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Gianna Sagazio.

Núbia informou que, em diversos momentos, eles fizeram referência às iniciativas desenvolvidas na Paraíba. Uma dessas ocasiões foi no jantar de abertura, quando ela foi convidada para falar um pouco do trabalho realizado em nosso Estado.

No domingo (25), houve a apresentação do Plano de Comunicação. De acordo com Núbia, ele ajudará a criar uma identidade única para o Movimento Nós Podemos em todo o país, já que a intenção é que cada Estado crie o seu próprio núcleo.

O FUTURO

O Seminário de Planejamento Estratégico do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi marcado pela troca de experiências entre os participantes e pelo estabelecimento de metas para consolidar ou ampliar o movimento Nós Podemos nos Estados. Todo o esforço tem uma única meta: alcançar, até 2015, os ODM.

“O planejamento vai ajudar por ser nacional e realizado com o conhecimento de cada região, de cada cultura”, destacou Núbia Gonçalves. “O que deu certo aqui no Paraná pode dar certo na Paraíba ou em outro estado. Esse momento marca uma nova época para nós que buscamos essa causa, que batalhamos por uma qualidade de vida melhor para os menos favorecidos”, comemorou.

METAS DO MOVIMENTO

No encerramento do seminário, foram definidas metas e ações que os núcleos estaduais do Movimento Nós Podemos utilizarão para se organizar nos próximos anos e garantir a sustentabilidade da iniciativa nacionalmente.

Entre as propostas, estão a criação de núcleos regionais de capacitação voltados para as organizações e indivíduos envolvidos no movimento; a elaboração de estratégias de comunicação e mobilização; o desenvolvimento de contexto legal para atuação do movimento em nível nacional e regional; o fortalecimento do voluntariado no movimento; a ampliação de parcerias estratégicas; e a capacitação para atuação política focada nos ODM.

O movimento Nós Podemos começou pelo Paraná em 2006 por iniciativa do Sistema Fiep e hoje já está presente em vários Estados. Ele tem como finalidade divulgar e estimular ações que contribuam para alcançar os Objetivos do Milênio.

CONGRESSO

As iniciativas do Nós Podemos Paraíba também tiveram destaque nesta terça-feira (27) no 2º Congresso Nós Podemos Paraná. Na programação da manhã, houve a apresentação do Projeto Mosaico, uma das iniciativas do Instituto UniGente. A apresentação foi feita pelo secretário de Comunicação e Desenvolvimento Mercadológico da Unimed JP, Walter Dantas. O congresso foi aberto nesta terça-feira (27) e será realizado até amanhã (28).

Do Paraná para o Espírito Santo. Nesta quarta-feira (28), o Mosaico voltará a ser destaque na 39ª Convenção Nacional do Sistema Unimed, realizada em Vitória (ES). O projeto será apresentado por Núbia Gonçalves na oficina “O novo momento de responsabilidade social”, que tem como finalidade discutir o panorama atual na área e as iniciativas do Sistema Unimed. A oficina será realizada das 14h às 18h, no Hotel Radisson Vitória, na Praia de Santa Helena.

A Convenção Nacional, que será realizada até sábado (31), é o maior evento do Sistema Unimed. Este ano, tem como tema central “Compromisso, Cooperação e Sustentabilidade”. O evento será realizado no Centro de Convenções de Vitória e reunirá representantes de Unimeds de todo o país. Para saber mais informações sobre a Convenção, clique aqui.

FOTOS

Para ver mais fotos sobre o seminário, clique aqui.

VÍDEO

Clique aqui para assistir a uma matéria sobre o Seminário do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.