Os projetos e ações sociais desenvolvidos por entidades paraibanas poderão concorrer ao 4º Prêmio ODM Brasil. O objetivo da premiação é valorizar e reconhecer publicamente práticas sociais desenvolvidas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam com o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.odmbrasil.org.br/inscricoes, até as 23h55 do dia 31 de outubro. O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 pelo governo federal - por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República - pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos).
O 4º Prêmio ODM Brasil foi lançado na Paraíba durante seminário realizado no último dia 22 de setembro, no auditório do Unipê, em João Pessoa. O evento reuniu cerca de 450 pessoas entre governantes, políticos, empresários, estudantes e representantes da sociedade civil organizada de todo o Estado. Todos unidos em busca de um mundo melhor.
Entre os participantes do evento, estiveram o presidente da Unimed JP, Instituto UniGente e secretário executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, Aucélio Melo de Gusmão; o embaixador da ONU no Brasil, Jorge Chediek; o secretário de articulação social da Presidência da República, Paulo Maldos; o secretário Nacional de Políticas Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano; a representante-residente para programas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Maristela Marques Baioni; o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro; a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraíba e UniGente, Núbia Gonçalves; e o governador em exercício da Paraíba, Rômulo Gouveia.
OBJETIVOS DO MILÊNIO
Poderão ser inscritos no 4º Prêmio ODM práticas que atendam a pelo menos um ou mais ODM, oito metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, com o apoio de 191 nações. São elas:
- Erradicar a extrema pobreza e a fome;
- Educação básica de qualidade para todos;
- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
- Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes;
- Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
- Garantir sustentabilidade ambiental e
- Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os projetos inscritos no 4° Prêmio ODM Brasil serão avaliados e selecionados por técnicos e especialistas nos ODM do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As melhores iniciativas serão reconhecidas desde que atendam a alguns critérios, entre eles:
- Contribuição para os ODM;
- Impacto no público atendido;
- Participação da comunidade;
- Existência de parcerias;
- Potencial de replicabilidade e articulação com outras políticas públicas.